Orangotango tapa os ouvidos para se isolar do barulho em zoo

12339395ANDA

Por Rafaela Pietra

Circula na internet a foto de um orangotango tapando os ouvidos para tentar se afastar do barulho humano no zoológico de Surabaya, na Indonésia.

O autor da foto diz que os visitantes gritavam pelo animal, enquanto este, irritado, afastava-se da multidão e tapava os ouvidos. Robertus Pudyanto contou ao “Daily Mail” que o orangotango resolveu se deitar, pois “as pessoas estavam chamando seu nome para ver se ele iria se aproximar e fazer algo engraçado ou para jogar frutas”.

“Mas o lugar ainda estava barulhento e ele parecia estar muito irritado. Então ele se sentou e ficou olhando para os visitantes enquanto tapava seus ouvidos com os dedos”, contou, segundo o F5.

Na foto, além de tampar os ouvidos, o animal ainda tem um pedaço de metal, oriundo de latas, na boca. Isso não é nada engraçado!

Além do risco que corre, pois este metal pode machucá-lo e, de onde este veio, muitos mais virão, o animal está, como em vários outros casos, irritado e cansado. O que nos revolta é ver animais saudáveis engaiolados para o entretenimento humano.

As pessoas que ali se reúnem representam um risco à saúde do orangotango. Seja por levar até ele objetos perigosos, como o pedaço de metal que ele traz à boca, ou por o atormentarem o dia todo com seus gritos e barulhos, tentando chamar-lhe a atenção e ver alguma coisa “engraçada”.

Enquanto, do lado de fora da jaula, adultos e crianças pedem divertimento, lá dentro, estes animais sofrem com a restrição de espaço, a falta de companhia e o estresse do constante contato humano. Reproduzir as condições do habitat em pequena escala e colocar ali um animal saudável é aprisioná-lo em um ambiente artificial.

Zoológicos exploram e lucram com o sofrimento enquanto a saúde e a segurança do animal são negligenciadas, enquanto pessoas tomam como divertido o ato de se isolar do barulho e tapar os ouvidos.

A ignorância e a insensibilidade humanas submetem animais à condições cruéis. Nenhum animal merece, e nem pode, ser tratado como mercadoria, ou pior, como fonte de renda e diversão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s