Viaje em segurança com o seu animal de estimação

dogs_in_car_270x224Região de Leiria

Uns vão na caixa, outros no banco de trás e alguns no lugar do copiloto ou ao colo do condutor. Afinal qual o melhor sítio para transportar o seu animal de estimação?

A legislação em vigor não especifica rigorosamente qual o método a utilizar e a decisão parte, quase sempre, dos donos dos animais. Na lei, apenas está salvaguardado que “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e número de animais a transportar”, tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água (decreto lei nº 276/2001, de 17 de outubro).

Já o Código da Estrada indica que o animal não pode prejudicar a condução ou a visibilidade do automobilista. Em caso de infração, a multa vai dos 60 aos 600 euros.

Um dos métodos mais utilizados para viajar na companhia de cães e gatos é a famosa caixa transportadora. É uma das formas mais estáveis e evita que o animal se desloque de um lado para o outro ou tenha um comportamento capaz de distrair o condutor.

Mas muitos donos não gostam de ver o seu animal trancado na caixa e preferem deixá-lo solto no carro. No entanto, pode escolher outra solução: o cinto de segurança. Como? O animal usa uma coleira ou um corpete que é ligado ao cinto de segurança do carro e fica seguro mesmo em caso de travagem brusca. O “cinto” para os animais está à venda em muitas lojas e clínicas veterinárias e, tal como as trelas, tem diferentes cores, dimensões e formatos.

No caso de viajar em transportes públicos, as regras variam, pelo que o dono deve informar-se previamente das regras a seguir. Por exemplo, na CP os animais com menos de 5 kg têm de viajar em caixas transportadoras e não pagam bilhete. Se tiverem um peso superior já pagam bilhete.

De carro ou em transporte público, o dono do animal de estimação deve fazer-se acompanhar do boletim de vacinas, registo, trela ou açaime.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s