Brinquedos tóxicos podem estar a envenenar os nossos cães

all_fiveGreen Savers

Os brinquedos de plástico que damos aos nossos cães para brincar podem estar envenenados com químicos, de acordo com um novo estudo da Texas Tech, nos Estados Unidos. A universidade afirma que os cães que mastigam o plástico destes ossos – e outros objectos – têm mais probabilidades de ingerir os químicos presentes no plástico, uma vez que as suas dentadas permitem a fuga de elementos como BPA e ftalatos.

“Muitos dos produtos de plástico são utilizados para cães, por isso é importante perceber como alguns destes produtos vazam químicos. Esta é uma importante área de pesquisa”, alertou à Environmental Health News Safdar Khan, director sénior de toxicologia da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals do Centro de Controlo de Veneno, no Illinois.

Segundo Philips Smith, toxicologista do The Institute of Environmental and Human Health, da Texas Tech, o motivo principal para esta pesquisa foi a sua própria experiência enquanto utilizador de brinquedos de plástico com os seus Labrador Retriever.

“Há cães que estão expostos a estes plásticos deste o dia que nascem até ao dia em que morrem”, explicou Smith.

Na verdade, e uma vez que os pesquisadores conduziram o estudo utilizando saliva de cão sintética, eles não podem saber, com certeza, qual o grau de exposição que os cães têm aos químicos.

Estudos anteriores revelaram que os níveis de ftalato nos cães eram até 4,5 vezes maiores que a média humana. O BPA e o ftalato têm sido ligados a vários assuntos ligados à saúde nos humanos e roedores, desde infertilidade a cancro. Alguns ftalatos foram banidos dos brinquedos infantis, e o BPA não é permitido nos biberões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s