Comércio de produtos testados em animais passa a ser proibido em Israel

Lab-RatANDA

A venda e a importação de cosméticos e materiais de limpeza testados em animais serão consideradas ilegais a partir deste ano de 2013 em Israel, conforme lei aprovada em 2010 no país. O ministro da Saúde afirmou que punirá os importadores que violarem a regra, mas não especificou como. As informações são do jornal Haaretz.

“Esta lei é uma revolução genuína no campo dos direitos animais em Israel”, disse Eitan Cabel, líder das discussões na Assembleia sobre o assunto. “Viemos de um longo caminho até que houvesse uma mudança de atitude.”

Na prática, produtos testados em animais que já estão nas prateleiras das lojas não serão removidos do local, mas os importadores deverão pedir permissão ao Ministério da Saúde para cada item de beleza ou limpeza comprados.

“É impossível remover do comércio produtos que já foram comprados pelos lojistas, mas esperamos que dentro de pouco tempo seja possível prevenir a entrada destes itens em Israel”, completou Cabel.

O país já proíbe desde 2007 a pesquisa de cosméticos e produtos de limpeza feita em animais, o que o aproxima dos países da União Europeia que também proíbem a venda destes artigos. O Parlamento europeu promulgou o veto em março de 2004.

Entretanto, a proibição de Israel visa especificamente produtos cuja finalidade não é sanitária e excetua produtos cuja experimentação animal começou antes de 2010.

A lei dá também aos importadores um ano para continuarem a vender estes produtos caso seja declarado que o fabricante não encontrou outra solução e o Ministério da Saúde valide a solicitação. Está estipulado ainda que o período de transição pode ser estendido até 2016.

A justificativa da lei atesta que “os testes realizados em animais no curso do desenvolvimento de um cosmético implica grande sofrimento a eles, já que os procedimentos são feitos sem anestésicos”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s