Mil gatos destinados a restaurantes chineses salvos por acidente

gatos gaiolasCorreio da Manhã

Nota da Redação: Por muito que nos choque haver gente neste mundo que come carne de cão ou gato, temos de saber reconhecer que não é mais grave que comer carne de porco ou vaca, por exemplo, dado que a capacidade de raciocício e de sofrimento destes animais é sensivelmente a mesma. O carnismo faz com que a maioria das pessoas aceite como natural, normal e necessário o consumo de carne de animais, sendo que em qualquer sociedade apenas uma pequena parte dos animais são usados para consumo humano. O que é aceitável comer e o que é repugnante varia de cultura para cultura – lembremo-nos de como é repugnante comer carne de vaca em muitas regiões da Índia.

Vale a pena também salientar o trabalho notável feito pelos defensores dos animais na China, que conseguiram salvar os gatos. Apesar da censura e da repressão que existe neste país, o movimento pelos direitos dos animais tem crescido de forma notável.

Um camião que transportava mil gatos, presos em 40 gaiolas, despistou-se em Changsha, capital da província chinesa de Hunan, permitindo aos defensores dos direitos dos animais salvá-los de se transformarem em almoços e jantares.

Segundo a associação, os felinos estavam a ser transportados para a província de Guangdong, onde seriam vendidos a restaurantes para abate.

Enquanto o camião permanecia abandonado junto à estrada, foi realizada um apelo, através da rede social Weibo, para que os habitantes de Shangsha se dispusessem a ajudar a salvar os gatos.

Alguns felinos acabaram por morrer no acidente, mas os sobreviventes foram levados para casa por voluntários ou entregues na Associação de Proteção de Animais de Changsha.

Ainda que a utilização dos felinos na culinária seja considerada má sorte em muitas regiões do país, os defensores dos direitos dos animais garantem que Guangdong, a província mais próspera da China, tem visto “renovado o seu interesse em comer gato”, pois alguns cidadãos vêm o animal como uma iguaria anteriormente inacessível.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s