Campanha Tolerância Zero reinicia no Oceano Antártico para proteger baleias

sea shepherdInstituto Carbono Brasil

Mais uma temporada de caça pela frota japonesa no Santuário das Baleias do Oceano Antártico teve início, assim como a nova etapa da Campanha Tolerância Zero, articulada pela Sea Shepherd.

A frota da ONG é a maior até agora, com quatro navios, um helicóptero, veículos aéreos não tripulados e mais de 120 voluntários vindos dos mais diversos países.

A campanha é comandada pelo ex-senador australiano Bob Brown e pelo diretor da Sea Shepherd Australia Jeff Hansen.

Na noite de domingo (27), a ONG divulgou a interceptação pelo SSS Brigitte Bardot (propriedade da Sea Shepperd) da embarcação japonesa Yushin Maru n°3 em uma parte mais para o norte do Santuário, indicando que ainda não havia sido iniciada a caça das baleias, que ficam concentradas mais ao sul.

“Estamos no final de janeiro e parece que nenhuma baleia foi morta. Agora, precisamos apenas aguentar e ficar em cima”, ressaltou Jeff Hansen. “A Sea Shepherd fará a sua parte para garantir a decisão do Tribunal Federal Australiano [que baleias não podem ser mortas em território australiano]. Não toleraremos uma única morte dentro do santuário”.

Desde 2010, a Austrália entrou com uma ação no Tribunal Internacional de Justiça alegando que o Japão está violando definições da Convenção Baleeira Internacional, que proíbe a caça da baleia para fins comerciais. Porém, o Japão se utiliza de brechas na regulamentação que permitem a captura para fins científicos para perpetuar a matança todos os anos.

Nas últimas duas temporadas, a Operação Tolerância Zero conseguiu acabar com a caça mais cedo e com uma fração da cota de animais mortos.

No Brasil, a Sea Shepherd está empenhada em uma campanha pela moratória – paralisação total – da pesca de tubarões pelo período de 20 (vinte) anos em toda a costa do país. Atualmente, cerca de 90% das espécies de tubarões estão sob algum tipo de ameaça de extinção no litoral brasileiro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s