Sapatos vegan portugueses que dispensam a pele de animais

vegan500Dinheiro Vivo

Alejandre Pérez, 40 anos, mudou-se para Portugal para estudar Matemática Aplicada e nunca mais voltou à Catalunha. Casou com uma portuguesa e, por ter dificuldade em encontrar roupa e sapatos que respeitassem os ideais vegan e ecológicos dos dois, decidiu criar uma empresa.

Com a mulher, Paula, lançou em 2008 a marca NAE (No Animal Exploitation), que vende sapatos vegan para todo o mundo. “Tivemos dois fatores fundamentais em conta: não usar matérias-primas animais e recorrer a materiais ecológicos”, explica o matemático ao Dinheiro Vivo.

Para começar a produzir, o casal teve de procurar materiais inovadores como fibras alternativas. Só que esta fase foi fácil, quando comparada com o que se seguiu. “O mais difícil foi convencer as fábricas a produzir sapatos que não usassem peles de animais. As pessoas associam a pele a calçado caro e de qualidade”, explica Alejandre. O empresário acredita que, se os consumidores comprassem só produtos vegan, o ambiente seria poupado porque 40% a 50% das vacas necessárias para alimentar esta indústria seriam poupadas, logo, desnecessárias.

Em Portugal, o mercado continua incipiente quando comparado com o dos países nórdicos, o alemão e o norte-americano. Por isso, a NAE exporta entre 70% e 80% do que produz, sobretudo para Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e até para a Austrália. O negócio tem crescido todos os anos e, em 2012, a empresa duplicou as vendas e faturou 250 mil euros.

“Cada vez mais a procura está a aumentar. Não fizemos um esforço muito grande na divulgação e acho que é o próprio mercado que está a alimentar-se para crescer. Noto que as novas gerações estão mais preocupadas com estas questões e o número de marcas com eco no nome quintuplicou em 2012.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s