Japonesa Shiseido anuncia fim dos testes de cosméticos em animais

cobaiaPúblico

A empresa japonesa Shiseido, cujos produtos de cosmética são vendidos em Portugal, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar de testar os cosméticos em animais. Esta medida surge numa altura em que a União Europeia (UE) se prepara para proibir a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos que tenham sido testados dessa forma.

A decisão do fabricante tem efeitos a partir de Abril em todas as suas unidades de produção, incluindo as das empresas com quem trabalha. “Os nossos fornecedores vão abandonar os testes em animais e nós não efectuaremos este tipo de testes com laboratórios exteriores”, garantiu um porta-voz do grupo, citado pela AFP.

Apesar das garantias, a empresa aponta algumas excepções à regra: os produtos vão continuar a ser testados em animais quando essa for a única solução disponível para comprovar a respectiva segurança, e também em países onde o teste em animais é obrigatório antes da comercialização dos mesmos.

A decisão da gigante japonesa vai ao encontro da resolução adoptada recentemente na União Europeia: a partir de 11 de Março vai ser proibida a importação e venda de cosméticos – dos sabonetes às pastas de dentes – testados em animais, seja qual for o país em que tal tenha acontecido.

Esta é uma boa notícia para os defensores dos direitos dos animais que lutam há décadas para que os fabricantes destes produtos encontrem alternativas aos testes em animais, que consideram cruéis e inúteis.

A Shiseido sublinhou que consegue garantir a segurança dos seus cosméticos sem recorrer a este tipo de testes, através dos resultados de experiências anteriores e dos testes em humanos voluntários.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s