Centro de experiências com animais em Santa Catarina gera abaixo-assinado virtual

0pr5GveTto1qxrzz1bi5hskFo1_400 G1

A instalação de um centro de pesquisas com animais em laboratório fez surgir uma polêmica em Florianópolis. Muitos concordam com as experiências com animais, mas há quem discorde e proteste contra. Um abaixo-assinado lançado na internet por uma Organização Não-Governamental (ONG) conseguiu o apoio de 15 mil assinaturas contrárias à utilização de animais como cobaias.

As obras no centro de farmacologia estão em fase de conclusão no Sapiens Park, no Norte da Ilha. No total, o Governo do Estado de Santa Catarina está investindo R$13 milhões, em parceria com os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia.

O Tratado Internacional de 1947 que rege as pesquisas científicas em todo o mundo permite o uso de animais de experiências e assim como uma lei brasileira de 2008 determina a criação de comissões éticas para autorizar os procedimentos.

O coordenador do primeiro centro construído no Brasil, João Batista Calixto, explica a relevância para as pesquisas no país. “Ele está sendo construído dentro de um padrão de qualidade internacional. Esses centros surgiram no mundo desenvolvido há 30 ou 40 anos. Por isso o mundo desenvolve esses medicamentos até hoje e nós não fizemos nada importante”, disse Calixto, afirmando também que todos os animais são anestesiados para os procedimentos.

Já a doutora em Ciências Humanas Samantha Buglione é contrária à utilização dos animais de laboratório. “Se o uso dos benefícios é exclusivo dos humanos, então que se faça testes em humanos. Humanos com liberdade e possibilidade de participar destes testes”, defendeu a doutora.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s