Cosméticos: Acabem com a crueldade!

coelho Pravda

Enquanto a União Europeia se prepara para proibir a venda de novos cosméticos testados em animais no dia 11 de março, o Co-Fundador e Diretor da LUSH Cosméticos Mark Constantine e Andrew Rowan, Diretor e Presidente da Humane Society Internacional, um dos maiores grupos de proteção animal do mundo, escreveram uma carta aberta para a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e associações similares no mundo para pedir a indústria global de cosméticos para que acabem com a experimentação animal de uma vez por todas.

Embora os testes de cosméticos em animais tenham sido proibidos na Europa desde 2009, as diretrizes do governo brasileiro para avaliação de segurança dos cosméticos continuam a enfatizar testes em coelhos, roedores e outros animais. Isso inclui a exigência de testes em animais caso-a-caso para cosméticos acabados, uma prática abandonada na maioria dos países há muito tempo.

Há anos LUSH e HSI tem feito campanhas para acabar com testes em animais. LUSH, que tem mais de 800 lojas em 51 países, inicialmente lançou uma política rigorosa “sem testes em animais” em 1991, fazendo com que se tornasse uma referência de empresa de cosméticos com ética e compaixão. A HSI liderou uma campanha intensa para implementar a proibição de vendas de cosméticos testados em animais na União Europeia, e lançou a campanha global Liberte-se da Crueldade em abril de 2012 para acabar com testes de cosméticos em animais em todo o mundo.

Em uma carta enviada ao presidente da ABIHPEC, João Carlos Basílio da Silva, e para associações industriais de cosméticos em todo o mundo, LUSH e a HSI pedem as empresas para que usem a proibição na UE como uma oportunidade para se tornar livre de crueldade. A carta diz:

“No dia 11 de março vamos testemunhar um verdadeiro marco na história da indústria da beleza. O maior mercado mundial de cosméticos, a União Europeia, que já proibiu a experimentação animal para cosméticos dentro de suas próprias fronteiras, também irá fechar suas portas para a venda de cosméticos testados em animais em outros mercados. Esta proibição de venda traz consigo a voz dos consumidores: experimentação animal para cosméticos não é bem-vindo e precisa parar. Certamente isso deve sinalizar um ponto de virada para a indústria da beleza em todo o mundo para finalmente abandonar seus hábitos com relação aos testes em animais e a se comprometerem a ser livre de crueldade.”

“LUSH, Humane Society International e outras entidades tem incansavelmente feito campanhas para acabar com a crueldade na indústria de cosméticos. Ao longo dos anos temos ouvido varias desculpas das empresas de cosméticos que se apegam à experimentação animal, ainda que essas desculpas são reveladas como sem valor e oportunistas.”

“Os testes de toxicidade em animais representam a ciência desatualizada; técnicas com décadas de idade, e que não podem garantir a segurança do consumidor. O futuro dos testes de segurança está nos métodos modernos baseados em biologia humana. Portanto, não há desculpa científica para testes em animais.Também existem milhares de ingredientes de cosméticos disponíveis que foram estabelecidos como seguros para utilização, o que significa que estes ingredientes não requerem novos testes. Uma infinidade de combinações permitem que empresas como a LUSH inovem a essência do seu conteúdo. Portanto, não há desculpa empresarial para testes em animais.”

“Testes em animais causam sofrimento inimaginável porque coelhos e outros animais tem produtos químicos pingados em seus olhos ou espalhados em sua pele delicada. Os olhos inchados, assaduras na pele e lesões de órgãos são os segredos feios escondidos de uma indústria de beleza que tarda em avançar o fim dos testes em animais. Portanto, não há desculpa ética para a experimentação animal.”

“Centenas de empresas varejistas como a LUSH demonstram todos os dias que a produção de produtos de beleza ótimos, seguros e inovadores é inteiramente possível sem novos testes em animais. Assim como nós celebramos a mudança da UE para um mercado “livre de crueldade”, pedimos que todas as empresas que ainda testam cosméticos em animais nos Estados Unidos, China, Brasil, Índia, Canadá, Coréia do Sul, Rússia e outros países: façam a coisa certa por favor e parem com o sofrimento dos animais. Mostre aos seus clientes que a beleza não é superficial, mostre que a beleza tem um coração. O fim da crueldade dos testes em animais para cosméticos está ao seu alcance. Faça! Já é o bastante.”

Para marcar a proibição histórica da venda de cosméticos testados em animais na UE, assine a declaração Liberte-se da Crueldade na hsi.org/becrueltyfree e ajude a HSI a acabar com o sofrimento dos animais para cosméticos no Brasil e no mundo.

FIM

Contato:
Helder Constantino, + 55 (21) 8342 4163, hconstantino@hsi.org

Notas:
A proibição da UE , a partir de 11 de Março de 2013, tornará ilegal a importação e comércio de cosméticos testados em animais em seu territorio, assim como os cosméticos que tiveram ingredientes testados em animais fora da União Europeia, após a mesma data. Portanto, a UE proibe a venda, em seu territorio, de qualquer novo cosmético testado em animais.

Humane Society International/Brasil juntamente com seus parceiros, constitui uma das organizações de proteção animal mais importante do mundo. Por quase 20 anos, HSI vem trabalhando para a proteção de todos os animais através do uso da ciência, educação, conscientização e programas práticos. Celebrando os animais e confrontando a crueldade em todo o mundo – na Web em hsi.org/becrueltyfree.

LUSH: Desde o estabelecimento há 18 anos, LUSH Fresh Handmade Cosmetics tem sido impulsionada pela inovação e ética. Criadores de produtos de beleza pioneiros, como o banho de espuma balístico, banho de gelatina, barras de xampu sólidos e creme dental solido. LUSH foca seus produtos em ingredientes frescos como frutas e vegetais orgânicos. LUSH tem uma política rigorosa contra testes em animais e apoia o comércio solidario e iniciativas comerciais comunitárias. LUSH lidera a indústria de cosméticos no combate ao excesso de embalagens, executando campanhas de sensibilização e desenvolvimento de produtos que possam ser vendidos “nus” para o consumidor sem qualquer embalagem. LUSH foi premiada com o Prêmio RSPCA Bom Negócio em 2006 e 2007, o prêmio Trailblazer 2006 PETA para o Bem Estar Animal e o prêmio “Empresa do Ano” do International Fund for Animal Welfare em 2010. LUSH tem atualmente 822 lojas em todo o mundo e está presente em 51 países, com fábricas em todo o mundo.

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