Leiria: Norte do distrito partilha canil intermunicipal

cãoRegião de Leiria

Os animais de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande vão passar a usufruir de um novo espaço de recolha e acolhimento. A pensar no bem-estar animal, mas também na saúde pública, os municípios do norte do distrito de Leiria associaram-se aos concelhos de Penamacor e Idanha-a-Nova, no projeto de alargamento do canil de Proença-a-Nova.

Numa infraestrutura gerida pela Pinhal Maior – Associação Desenvolvimento do Pinhal Interior do Sul e pela Câmara de Proença-a-Nova, os municípios associaram-se ao Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes (CIRAE), que tem capacidade para acolher duas centenas de canídeos.

Fonte do gabinete de comunicação da Câmara de Proença-a-Nova revela que a infraestrutura “tem condições para acolher um maior número de animais, numa estrutura recente e com enquadramento numa zona florestal”. Salienta também que “o número de canídeos errantes no concelho é seguramente menor que o dos concelhos limítrofes, recolhendo apenas 40 a 50 cães por ano”, sendo que a maioria é posteriormente reclamada.

Responsáveis pela recolha e transporte dos seus animais para o canil, as autarquias de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande não vão recolher apenas animais errantes, mas também sequestrar animais perigosos ou considerados perigosos. Os animais com infecção de zoonótica, vulgarmente conhecida por raiva, também vão ser recolhidos. “Todos os animais ficarão oito dias em observação. Após esta avaliação, poderão ser destinados para adoção e, caso não haja essa possibilidade, para abate” informa a mesma fonte.

O CIRAE vai receber comparticipação financeira de todos os parceiros, permitindo novos investimentos e a criação de novos serviços. A construção de um hotel para cães é uma das possibilidades adiantadas.

One thought on “Leiria: Norte do distrito partilha canil intermunicipal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s