França: Anti-taurinos pretendem que a sua luta seja considerada património imaterial

antitouradaDa Redação

Em anúncio de página inteira publicado no Le Monde, um conjunto de personalidades anti-taurinas exigiram ao Ministério da Cultura e da Comunicação que a prática da luta contra as touradas conste no inventário do património cultural imaterial francês. A notícia é da France 3.

“De entre as práticas inscritas no inventário do património cultural imaterial francês, só a tourada é objeto de uma oposição específica”, escreve a Aliança Anti-Tourada.
Entre os cinquenta signatários constam atores, cantores, escritores e filósofos. Para eles, inserir a luta anti-tourada no inventário do património cultural imaterial francês implica reconhecer que “a oposição à tourada constitui uma expressão societal, filosófica e jurídica”.

Claire Starozinski, porta-voz da Aliança Anti-Tourada assegurou à AFP que “o Ministério da Cultura já deu conhecimento do dossier à direção geral dos patrimónios e a Aurélie Filippetti [Ministra da Cultura]”.

A inscrição da tauromaquia no inventário do património cultural imaterial francês data de abril de 2011, depois de exigência do Observatório Nacional de Culturas Taurinas, e foi sempre contestada pelos anti-tourada.

Em Portugal, apenas a capeia arraiana consta do inventário do património cultural imaterial do país, desde 2011, tendo sido inclusive o primeiro costume a ser inserido. O lobby taurino, contudo, tem pugnado pela inclusão de toda a tauromaquia neste inventário, tendo já conseguido com que várias autarquias declarassem a tauromaquia como património imaterial do concelho.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s