Sonora é o primeiro estado mexicano a proibir touradas

antitouradaANDA

Por Renata Takahashi

Protetores de animais e ativistas comemoram a recente aprovação da Lei de Proteção aos Animais de Sonora, que passa a ser o primeiro Estado do México que proibe touradas em todo seu território.

A porta-voz da ‘Comunidad Animalera Trabajando’ (COAT), Carolina de la Torre Ramos, assinalou que um dos assuntos que ficaram de fora da legislação foi a proibição de brigas de galo. “Estamos comemorando a aprovação da Lei de Proteção aos Animais do Estado de Sonora, mas ainda teremos muito trabalho para fazer. Não é porque uma lei foi aprovada que os maus-tratos aos animais acabarão”, disse.

Em entrevista ao portal mexicano El Siglo de Torreón, Carolina Ramos disse que para a COAT, que junto com outras entidades vinha lutando pela aprovação da legislação de proteção aos animais, é um orgulho que Sonora seja o primeiro estado mexicano onde as touradas são proibidas. Ela lembra que Sonora era, até a última quarta-feira, um dos sete estados do país que não contava com qualquer lei de proteção aos animais. Carolina mencionou também que no México existem quatro municípios onde as touradas já são proibidas, três deles em Veracruz e um em Jalisco. Mas Sonora é o primeiro estado que proíbe completa e oficialmente este tipo de ‘evento’. “As corridas de touros são ‘espetáculos’ de tortura. É sadismo alegrar-se com o sofrimento de um animal”, declarou.

Em relação às brigas de galo, que não foram proibidas na nova lei, Carolina assinalou que a COAT enviou a proposta para que sejam criminalizadas o quanto antes. “Já estamos promovendo o fim desta prática”, afirmou.

A nova Lei de Proteção aos Animais estabelece, no artigo 8, que fica proibido no Estado de Sonora conceder permissão para corridas de touros, novilhos, bezerros e rejoneos, uma prova de tourada sobre cavalos. Mas as charreadas (uma espécie de montarias sobre cavalos) e jaripeos (montarias sobre vacas, bois e touros) continuam na legalidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s