Índia proíbe testes em animais na indústria cosmética

Happy rabbitThe Times of India

Por Vijay Singh (Traduzido)

Grupos de proteção animal ficaram extasiados na sexta-feira, com a decisão importantíssima tomada pela Índia para proibir métodos cruéis de testar produtos cosméticos em animais.

O Gabinete de Normalização Indiano aprovou este sábado a remoção de qualquer menção de testes em animais das normas nacionais para cosméticos. O uso de testes alternativos modernos sem animais também se torna obrigatório, substituindo testes invasivos em animais.

Grupos de proteção animal, como a Humane Society International (HSI), People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) e People For Animals (PFA) congratularam este marco anunciado pelo Controlador Geral de Medicamentos da Índia na capital, Dr. GN Singh.

A PETA Índia, que também tinha feito campanha para esta proibição de testes em animais, agradeceu Maneka Gandhi pelo seu apoio nesta questão.

Esta campanha pelos direitos dos animais recebeu apoio de líderes de topo. A Presidente do Congresso, Sonia Gandhi, exortou recentemente os ministérios da saúde e bem-estar familiar a considerar o pedido do PETA Índia para banir os testes de cosméticos e seus ingredientes através do gabinete do Conselho Nacional Consultivo. O líder sénior do Partido Bharatiya Janata (BJP), Lal Krishna Advani, também havia procurado o mesmo através de seu gabinete.

Alokparna Sengupta, gerente da campanha Seja Livre de Crueldade (Be Cruelty-Free), da HSI Índia, disse: “Esta é uma grande vitória para os inúmeros animais que deixarão de ser obrigados a sofrer e é um momento de orgulho para a Índia, que se torna o primeiro país da Ásia do Sul a acabar com a crueldade na indústria cosmética. Agradecemos aos milhares de consumidores/as indianos/as, políticos/as e celebridades que ajudaram a alcançar esta proibição histórica”.

Mais de 1.200 empresas em todo o mundo já baniram todos os testes em animais, em prol dos eficazes e modernos testes sem animais, mas muitos ainda optam por sujeitar animais a testes dolorosos, em que as substâncias são pingadas nos seus olhos, espalhadas na sua pele esfolada, pulverizadas nos seus rostos ou forçadas goela abaixo. Por causa das grandes diferenças fisiológicas entre humanos e os animais utilizados nestes testes, os resultados são muitas vezes enganosos.

4 thoughts on “Índia proíbe testes em animais na indústria cosmética

  1. Desde já, meus agradecimentos ao governo indiano. Que outros países, inclusive o Brasil, avance e torne uma realidade, o que a Índia teve coragem de fazer.

  2. Pingback: Índia proíbe testes em animais na indústria cosmética | Espaço NOA - Vida Animal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s