Bélgica acaba com o uso de animais selvagens nos circos

circos sem animaisDa Redação

A Bélgica aprovou uma lei que proíbe o uso de animais selvagens em circos, seguindo uma proposta do Ministério para o Bem-Estar Animal. Esta lei vem no seguimento de uma campanha do grupo de defesa dos animais GAIA, que denunciou os maus tratos a que são sujeitos os animais em circos.

Entre 1995 e 2002, o GAIA realizou várias investigações em dezoito circos belgas. Daqui resultou a denúncia, em 2003, de maus tratos a animais em circos.

Pressionado pela evidência, o governo belga decidiu, em 2005, aplicar aos animais de circo a mesma legislação usada para os animais de jardins zoológicos. A decisão apenas se tornou lei em 2012 mas logo se tornou evidente, mediante denúncia do GAIA, que os padrões mínimos de bem-estar animal exigidos pela lei não eram cumpridos.

Seguiu-se uma campanha pelo fim dos animais selvagens nos circos a nível local, que resultou em mais de 130 cidades a banirem estes espetáculos. A campanha foi importante para criar a pressão necessária para que a mesma medida fosse aprovada a nível nacional.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s