Associação Animal prepara acção judicial contra tourada em Viana

antitouradaPúblico

A associação Animal, autora do texto da moção aprovada em 2009 pela Câmara de Viana do Castelo, que declarou o concelho antitouradas, informou ontem que vai, “logo que seja judicialmente possível”, avançar com acções para tentar impedir a Prótoiro de voltar a realizar uma corrida de touros na cidade.

Em declarações ao PÚBLICO, Rita Silva escusou-se a adiantar mais sobre as acções que estão a ser preparadas, “por uma questão de prudência”, mas reiterou que a Animal “tudo fará para manter Viana como cidade antitouradas”.

“Estamos em campo. Temos tudo pronto para agirmos no momento certo, que não é já. O caso de Viana é muito caro à Animal e tudo faremos para que se mantenha uma cidade antitouradas”, comentou.

Segundo Rita Silva, a autarquia vai indeferir o pedido de licenciamento da tourada. A partir daí, mediante a posição que a Prótoiro assumir, a Animal recorrerá à Justiça.

A responsável adiantou que, no pior dos cenários, se a corrida vier a ser autorizada, a Animal “fará muito mais do que uma manifestação”, como aconteceu em 2012. “Não queremos acreditar que isso aconteça. Acreditamos até ao fim que o que é justo prevalecerá”, rematou.

Contactada pelo PÚBLICO, a Basta – Plataforma para a Abolição de Corridas de Touro também condenou a nova investida da Prótoiro, que marcou nova tourada para 18 de Agosto em Viana. Sérgio Coutinho, um dos coordenadores da Basta, manifestou “total solidariedade” a Viana, mas adiantou que este ano não prevê participar em qualquer manifestação antitouradas. “Não vamos reagir a provocações, mas estamos solidários com Viana”, disse.

Já o Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) adiantou que irá analisar com o seu parceiro, a plataforma Basta, “algum tipo de protesto”, caso se venha a realizar o espectáculo. “Estamos dispostos a lutar, presencialmente ou de outra forma, para fazer valer a vontade da população de Viana que não quer espectáculos tauromáquicos no concelho”, declarou Sofia Costa, a porta-voz do partido.

Ontem, a Prótoiro divulgou o cartel da sua “Corrida da Liberdade”. Os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista, Marcos Bastinhas e o matador de toiros António João Ferreira são os nomes que a Federação Portuguesa das Associações Taurinas contratou para a corrida que decorrerá a 18 de Agosto, às 17h, durante as Festas da Senhora da Agonia. As pegas ficarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra.

O local do espectáculo não foi revelado. Em comunicado, a Prótoiro promete divulgar em breve mais pormenores acerca da tourada que apresenta assim: “Jornada de luta pela liberdade, que se pretende histórica, numa clara manifestação popular de oposição à prepotência, às ilegalidades e ditadura cultural que se procuram impor a Viana do Castelo”.

No início da semana, o presidente da câmara considerou o anúncio de nova tourada em Viana uma “provocação”. José Maria Costa adiantou que o município irá “fazer uso de tudo o que estiver ao seu alcance” para tentar impedir a realização da corrida no concelho.

Em 2012, após um diferendo de duas semanas entre o município e a Prótoiro, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga acabou por viabilizar a tourada numa arena amovível instalada em terrenos da freguesia de Areosa, classificados pela autarquia como sendo de “elevado valor paisagístico”. A corrida realizou-se a 19 de Agosto, também durante a romaria da Senhora da Agonia. Cerca de 2300 aficcionados assistiram à tourada, que motivou o protesto de mais de uma centena de pessoas apoiadas por várias associações de defesa dos animais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s