Regresso das touradas a Viana previsto para a freguesia de Darque

tourada sangueNotícias ao Minuto

A apresentação deste pedido de instalação da arena nos serviços municipais daquela que, desde 2009, se assume como a primeira Câmara do país “antitouradas”, aconteceu esta tarde, com a “Prótoiro” a afirmar que o processo “reúne todas as condições legais” para ser deferido.

“Este pedido para o licenciamento é apenas da instalação da praça [uma arena amovível para 3.300 pessoas], que é único poder da Câmara, e que mesmo assim não é discricionário. Ou seja, se estiverem reunidas todas as condições legais, como é o caso, a Câmara não pode indeferir o pedido”, afirmou o dirigente da “Prótoiro”, Diogo Monteiro.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo já classificou como uma “provocação” a realização desta corrida de touros naquele concelho, que em 2009 se assumiu “antitouradas”, a primeira declaração do género no país.

“Eu entendo este anúncio da ‘Protóiro’, de certa forma, como uma provocação a Viana do Castelo”, afirmou José Maria Costa, que mantém o “compromisso de inviabilizar por todos os meios legais” a realização de touradas no concelho, alegando tratar-se de um “espetáculo que nada tem a ver com a nossa cultura e com o nosso estado civilizacional”.

Segundo Diogo Monteiro, o despacho municipal sobre o pedido de instalação desta arena na freguesia de Darque (na margem esquerda da cidade), em terrenos privados, previstos no Plano Diretor Municipal para construção e junto a uma área localmente conhecida como a “seca do bacalhau”, terá de acontecer em três dias. Findo este prazo, “considera-se aprovado tacitamente”, afirma o responsável.

“O dossiê que acabámos de entregar cumpre escrupulosamente todos os requisitos legais e, portanto, se esta Câmara for séria e competente terá forçosamente de autorizar a instalação da praça”, assume o dirigente da “Prótoiro”.

Diogo Monteiro afirma que é “completamente impossível, de forma legar, indeferir este requerimento”, que inclusive reúne pareceres dos bombeiros voluntários e da PSP, sobre questões de segurança. Ainda assim, em caso de indeferimento, a “Prótoiro” garante voltar a recorrer aos tribunais, como aconteceu em agosto de 2012, o que permitiu a realização da tourada.

“Não permitiremos atropelos à liberdade e aos direitos dos vianeses”, afirmou o responsável.

Segundo a “Prótoiro”, esta corrida de touros terá lugar no domingo (18 de agosto) da Romaria d’Agonia, que se realiza por aqueles dias em Viana do Castelo, e contará com os cavaleiros Rui Salvador, João Salgueiro, Sónia Matias, Ana Batista e Marcos Bastinhas.

O cartel da denominada “Corrida de Toiros da Liberdade” integra ainda o matador de touros António João Ferreira, estando as pegas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Coimbra, liderados pelo cabo Luís Santos.

Durante a corrida de 2012, a primeira em 4 anos, mais de 300 pessoas protestaram a cerca de 50 metros da arena, na altura instalada em terrenos agrícolas da freguesia de Areosa, obrigando à intervenção da PSP para evitar confrontos físicos entre aficionados e manifestantes.

Advertisements

One thought on “Regresso das touradas a Viana previsto para a freguesia de Darque

  1. Caríssimos,
    O meu contributo numa causa importante! Que a minha voz se junte à vossa e que, unidos, cheguemos mais longe, cada vez mais longe! Não basta fazer like, é preciso que VOTEM (estrelas perto do título, do lado direito), só assim será contabilizada a vossa visualização! Tenho esperança que ele chegue mais longe! Partilhem pelos vosso contactos! Força!!!

    LINK:
    http://www.arteseartes.info/touros-uma-tradicao-com-cultura-e-amor-81/#.UnJpq1N344M

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s