O fim dos zoológicos na Costa Rica: país não quer mais animais atrás das grades

zoo macacosVista-se

A surpreendente decisão de fechar os zoológicos foi divulgada no começo de agosto pelo governo da Costa Rica. “Por que um país que diz proteger a natureza possui onças-pintadas e macacos atrás das grades? Estamos enviando uma mensagem ao mundo. Queremos ser congruentes com nossa visão de país que protege a natureza.”, disse Ana Lorena Guevara, vice-ministra de Meio Ambiente do país.

Com apenas 4 milhões de habitantes e 4% de toda biodiversidade do planeta, a pequena Costa Rica é conhecida por ser um país que luta para preservar a natureza. Em 1998, foi promulgada a Lei da Biodiversidade, que é uma vasta legislação de proteção ao meio ambiente. Foi a primeira vez que uma nação fez algo tão concreto em relação aos problemas ambientais.

Agora, o governo está decidido a fechar os dois zoológicos estatais do país e transformá-los em um jardim botânico e um parque natural urbano. Os animais que hoje estão nos zoológicos do governo serão transferidos para zoológicos privados que resgatam animais. Estes estabelecimentos ainda terão permissão para funcionar, pelo menos por enquanto. A decisão passa a valer já em 2014.

Esperamos que, em breve, outros países sigam o modelo costa-riquenho e proíbam a compra, venda e exposição de animais com fins mercadológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s