Cada vez mais donos pedem para eutanasiar animais domésticos

cao tristeTSF

Existem cada vez mais donos que não têm dinheiro para fazer tratamentos aos seus cães ou gatos e que acabam por pedir ao veterinário para eutanasiar o animal.

Os veterinários contactados pela TSF dizem que estes são casos limite e sinal das crescentes dificuldades para pagar estas despesas.

O vice-presidente da Ordem dos Veterinários, Luís Cruz, conta que há uns anos estes casos mais drásticos não surgiam com tanta frequência e até os bons clientes, «que faziam tudo pelos seus animais», dizem agora, com frequência, que não têm dinheiro. Vários tratamentos podem custar centenas ou mesmo mil ou dois mil euros.

Também o presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia admite o aumento de pedidos de abate, mas garante que existe quase sempre uma solução e, com frequência, quem suporta os custos são os veterinários.

Jorge Cid conta que o caminho para evitar a eutanásia do animal passa por longos pagamentos a prestações ou pela caridade do veterinário, num tipo de casos que «surgem quase diariamente».

O representante dos veterinários conta que «cada vez mais as pessoas choram no consultório quando sabem que o seu animal está com um problema e dizem que não conseguem pagar».

Também no hospital veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Almeida Ferreira explica que são cada vez mais os donos sem dinheiro para os tratamentos e com cada vez mais frequência pedem para fazer a eutanásia.

Contactada pela TSF esta manhã, a presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal condena a prática da eutanásia e defende que os veterinários não deviam aplicá-la em animais que têm ainda possibilidade de ter alguma qualidade de vida.

Maria do Céu Sampaio admite, no entanto, que para muitas pessoas será difícil suportar esses encargos, mas a solução não deve ser o recurso à eutanásia. A solução, diz, deve passar por baixar ou mesmo eliminar o IVA quer no caso dos tratamentos dos animais e mesmo na alimentação.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s