Estudo revela que os cães ajudam a combater a asma

cao focinhoVisão

Publicado no jornal Procedings of the National Academy of Sciences e liderado por Susan Lynch da, Universidade de São Francisco, e Nicholas Lukacs, da Universidade de Michigan, o estudo permite concluir que as crianças que convivem com cães dentro de casa acumulam no intestino uma bactéria que é fundamental para proteger as vias respiratórias contra alergias e infeções respiratórias virais.

O estudo relva, ainda, que as alterações dos micróbios gastrointestinais podem ter efeitos sobre a função imunitária – Lactobacillus johnsonii é o nome da bactéria que quando incluída na alimentação, protege contra inflamações nas vias respiratórias.

Apesar de as experiências terem sido realizadas em ratos, estes investigadores defendem que os resultados poderão explicar a redução do risco de alergias nas crianças que convivem com cães. A resposta inflamatória associada à asma foi muito reduzida nos ratos previamente expostos às poeiras associadas aos cães, comparativamente aos ratos expostos às poeiras de casas sem animais de estimação ou não expostos a qualquer poeira.

A investigação leva Susan Lynch a afirmar que “a composição e função dos micróbios gastrointestinais influenciam fortemente as reações do sistema imunitário e a manipulação destes microrganismos pode desenvolver uma nova forma de tratamentos, tanto para a asma alérgica como, provavelmente, para outras doenças”. Lynch acrescenta, ainda, que provavelmente muitas das bactérias comuns no meio ambiente são necessárias para a proteção das vias respiratórias e do sistema imunitário.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s