Amar é cuidar: Campanha de sensibilização para o bem-estar animal

caoegatoLocal.pt

A Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema “AMAR é CUIDAR”, dirigida especialmente à população escolar do município. A aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono de animais.

Esta Campanha, cujo público-alvo são os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários do município, tem estado a ser dinamizada pelo Serviço de Veterinária municipal e incide, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais.

De acordo com os responsáveis por este serviço, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias). Refira-se que esta iniciativa vem no seguimento do já muito trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, podendo-se relembrar a este propósito os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, a parceria com uma associação local de defesa dos animais, no caso concreto, a Associação Cadela Carlota & Companhia. O Canil tem, igualmente, sido apoiado por vários voluntários que se têm entregue a esta causa de forma entusiástica.

No âmbito da Campanha, a autarquia tem estado a desenvolver ações de sensibilização mais focadas na população pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho. Têm decorrido apresentações, em sala de aula, sobre como bem cuidar dos animais sendo que, o que se pretende é “formar futuros donos responsáveis, não só com o objetivo de evitar o abandono dos animais ou de possíveis ninhadas, mas também de diminuir os fatores de risco que contribuem para a prevalência de animais errantes”.
Para além de jogos lúdicos, os alunos têm sido convidados a desenvolver trabalhos nesta área (desenhos e textos), estando prevista uma exposição dos mesmos ainda em mês e local a confirmar.
Posteriormente, numa componente mais prática, os alunos terão a oportunidade de aprender a escovar os animais e de assistir a uma demonstração de cães de obediência ou demonstração de provas de mar com o cão de água português.

O Canil/Gatil Municipal de Lagos está licenciado, desde o dia 01 de fevereiro de 2012, como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos. Tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma efetiva adoção em maior escala, mais informada, consciente e com animais mais socializados.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s