Petição: Fim ao abate no Canil Municipal de Rio Maior

cao gatoSubscrever

Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior:

As condições destinadas aos animais errantes que são capturados e recolhidos pelo Canil Municipal de Rio Maior são totalmente opostas às medidas que deviam ser verdadeiramente tomadas para minorar, ou até mesmo extinguir, o flagelo que é o abandono dos animais.

Sendo seres sencientes, capazes de experimentar a dor e o medo, é intolerável a aprovação do abate e o devido financiamento para tal acção, quando os verdadeiros culpados permanecem livres de qualquer tipo de condenação. É fulcral criar e implementar uma medida que favoreça tanto os indivíduos humanos como os não-humanos: é do nosso conhecimento o risco que os animais errantes acarretam para a saúde pública; todavia, estamos contra esta alternativa que preocupa-se exclusivamente com os primeiros e retira o direito à vida dos segundos. Tendo em conta que a existência de animais abandonados, e a propagação de doenças causadas por essa situação, deve-se a indivíduos que decidem descartá-los e deixá-los sem rumo nas ruas, é necessário punir severamente os responsáveis pela sua conduta desrespeitosa.

Considera-se essencial reeducar e sensibilizar a população, relativamente ao abandono e à adopção, e mostrar a importância da protecção e do respeito que devemos dar aos animais em detrimento ao abate.

A Câmara Municipal, conjuntamente com as Juntas de Freguesia inseridas no concelho de Rio Maior, deve promover a adopção responsável, o uso de métodos não cruéis e não traumatizantes de captura dos animais abandonados e errantes e criar um Regulamento Municipal de Protecção dos Animais eficaz na dissuasão de eventuais infracções à lei de protecção dos animais em vigor.

É igualmente imprescindível valorizar a castração e a esterilização para evitar a reprodução de novas colónias que, consequentemente, darão à luz outras e sobrecarregarão a taxa de animais que não têm um lar e poderão originar um risco ainda maior de proliferação de doenças. Tanto uma medida como a outra comprova maior eficácia do que o abate na luta contra o abandono e o nascimento de animais que nunca serão adoptados.

Os animais abrigados no canil são vítimas da indiferença humana e não merecem pagar com a vida pela conduta abominável dos indivíduos que têm uma visão objectificadora dos citados.

Pelas razões apresentadas acima, bem como a proposta de opções viáveis que desligam-se da morte de animais errantes, requeremos a desautorização imediata dos abates no canil municipal riomaiorense.

Subscrever

Advertisements

One thought on “Petição: Fim ao abate no Canil Municipal de Rio Maior

  1. Sra presidente,
    Peço que tenha consciência que os animais também sofrem.
    A implementação de meios mais eficazes no combate ao abandono e sofrimento é uma obrigação cívica.

    Com os melhores cumprimentos
    Rosário Moreira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s