Petição: Proibição dos circos com animais em Rio Maior

circos sem animaisSubscrever

Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior:

O ser senciente é todo o ser possuidor de características que permite-lhe a experiência da dor, tanto a nível físico como a nível psicológico, independentemente da espécie pertencente. Este atributo encontra-se exclusivamente nos membros do reino Animalia, o que inclui os animais não-humanos no presente factor exposto. Os animais do circo fazem, claramente, parte deste círculo senciente.

A artificialidade dos circos com animais começa quando a natureza genuína dos respectivos é suprimida forçadamente: animais selvagens, que não nasceram para aprender truques circenses como os humanos, confrontam-se num ambiente totalmente antitético ao seu habitat natural que retira-lhes a liberdade e, violentamente, a dignidade.

A agressão está constantemente presente para domar um animal selvagem que facilmente tornar-se-ia violento. Desde choques eléctricos, chicotadas, picar, queimar e surrar com bastões, o ser humano aplica nos animais um tratamento intensivo de submissão e de correcção, através da violência física, para impor o seu lugar soberano no trabalho. O medo é o primeiro contorno da violência psicológica e o motor que obriga estes animais a realizar os truques para os quais não foram aptos a aprender naturalmente.

A reclusão é outro impacto psicológico negativo: habituados à liberdade imensa da floresta, do mar ou da savana, os animais não aceitam passivamente as grades ou os grilhões que condicionam os seus movimentos. A incapacidade de movimentação livre resulta em comportamentos paranóicos como andar de um lado para o outro da jaula, imobilização total, automutilação, depressão e atrofia muscular severa.

O que estes animais têm em comum, independentemente do tratamento dado ou do confinamento oferecido, é o sofrimento inqualificável e injustificável pelo qual passam para que o ser humano consiga algum benefício financeiro. Mesmo que o bem-estarismo fosse aplicado, os animais continuariam a ser meros objectos para o negócio do circo, tornando incontornável a urgência da extinção da sua utilização.

A desinformação e a deseducação é igualmente uma preocupação presente: é necessário mostrar, principalmente às crianças, que todo o conjunto de números circenses com animais é fruto de uma disciplina tortuosa e colocada abusivamente sobre eles. Ao levar crianças ao circo estamos a transmitir-lhes a ideia errada de que objectificar um animal, para que este realize exercícios contra a sua natureza de ser, é pertinente e, portanto, não condenável. A verdadeira educação passa por ensinar às crianças que os animais selvagens são naturais de um determinado país ou região, que vivem no seio da natureza e dos meios que esta lhes faculta, pelo que independem do Homem. A sua domesticação não é de todo natural, já que origina uma alteração radical da sua estrutura de vida, pelo que é irrefutavelmente um maltrato.

Economicamente e turisticamente os circos com animais são basicamente nulos na sua contribuição, tendo em conta a pouca afluência de pessoas que pagam para vê-los. Rio Maior é um concelho com uma riqueza cultural e histórica que independe completamente dos circos com animais e que pode e deve oferecer mais valor ao que a região oferece-lhe.

Considerando que é moralmente e eticamente errado contribuir para a continuidade do padecimento destes animais, e precisamente pelas razões apresentadas no presente documento, é proposto o cessamento total da entrada de circos com animais no concelho de Rio Maior.

Subscrever

Anúncios

One thought on “Petição: Proibição dos circos com animais em Rio Maior

  1. Eu digo NÂO a animais no circo.
    É de uma crueldade enclausurar e ensinar animais que deveriam estar em selvas e não em jaulas!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s