Câmara de Viseu reforça protocolo com Cantinho dos Animais Abandonados

Cidade_de_ViseuPorto Canal

A Câmara de Viseu decidiu hoje reforçar o apoio ao Cantinho dos Animais Abandonados, que acolhe centenas de cães e de gatos, no âmbito de um protocolo no valor de 33 mil euros.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), elogiou o trabalho que a associação tem vindo a desenvolver, evitando que os animais abandonados sejam abatidos.

No tempo do seu antecessor, Fernando Ruas, a autarquia já dava um apoio financeiro ao funcionamento do Cantinho, que no ano passado foi de 28.500 euros.

Almeida Henriques admitiu aos jornalistas que os serviços da Câmara foram da opinião de que deveria ser construído um canil municipal.

“Não é essa a minha avaliação”, frisou, considerando preferível apoiar “uma instituição da sociedade civil que cumpre bem o seu papel, e que até cumpre melhor” do que um canil municipal, porque evita o abate dos animais.

Neste âmbito, a opção foi reforçar o protocolo, que inclui não só a recolha dos animais abandonados, que muitas vezes necessitam de tratamentos, mas também “de cadáveres que são encontrados na via pública e são incinerados no Cantinho”.

“Estamos a falar de um conjunto de serviços da competência da autarquia”, frisou o autarca, acrescentando que o protocolo permite “um serviço com qualidade, não estando a exigir ao Cantinho dos Animais algo a que eles não poderiam responder” caso não tivesse havido reforço da verba.

Almeida Henriques reiterou a sua aposta na “governação em rede” com instituições do concelho que prestam bem os serviços.

Por outro lado, o autarca disse que a criação de um canil municipal sairia “muito mais caro”, porque além do investimento na estrutura, teria custos com pessoal, entre outros.

“Neste caso, otimizamos um serviço e acarinhamos um projeto que acho que toda a gente gosta, porque é um projeto humanitário, de apreço pelos nossos animais”, acrescentou, contando que tem um cão, chamado Presunto, que adotou no Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s