Dois jovens de Baião criaram associação para apoiar animais abandonados

caoegatoPorto Canal

Dois jovens de Baião criaram uma associação para apoiar cães e gatos abandonados no concelho e evitar a reprodução excessiva daqueles animais domésticos.

A associação designa-se “Amor Animal” e é a primeira do género em Baião, concelho onde, disseram à Lusa João Fragoso e Isabel Santos Moura, há muito trabalho para fazer em prol dos animais de rua.

A esterilização de fêmeas de cães e gatos abandonados para controlar a reprodução excessiva é algo necessário no concelho para, defendem, evitar “o aumento de animais errantes.

Os dois fundadores explicam que nunca existiu no concelho uma associação exclusivamente dedicada a esta causa.

“Sabemos que temos um árduo e longo trabalho pela frente, mas o trabalho não nos desmotiva nem nos intimida”, prometeram.

O principal objetivo passa por criar um espaço onde possam ser recolhidos e tratados os cães e gatos abandonados.

“Procurámos ter um abrigo e não um canil”, frisaram os dirigentes da associação, que aguardam da Câmara de Baião o “apoio possível à causa”.

A associação também se propõe avançar com medidas que promovam a “adoção responsável dos animais”, tentando “dar-lhes um lar onde possam viver com a dignidade e cuidados que merecem”, avançaram.

Os dois elementos, ele de 39 anos e ela de 29, ambos funcionários públicos, disseram à Lusa que, desde muito novos, gostam de animais, o que os motiva nesta iniciativa.

“A ideia de criarmos uma associação surgiu de uma conversa casual em que expressámos a nossa necessidade de fazer algo em prol do bem comum”, contaram.

O percurso até à criação da associação foi “difícil”, mas os dois fundadores acreditam que as maiores dificuldades ainda estão para vir.

“As maiores dificuldades surgirão à medida que nos formos organizando. Estamos preparados para receber mais críticas do que ajudas. De qualquer forma, temos a nossa missão bem definida e estamos dispostos a dedicar-nos à causa de corpo e alma”, afirmaram.

Na primeira fase do projeto, vão ser organizadas campanhas de voluntariado, participando na angariação de alimentos para os animais, ações de sensibilização e angariação de associados, com o apoio das redes sociais.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s