CDU lamenta atrasos na política de abate aos animais no Canil de Braga

CDU - simboloBraga TV

Na última sessão da Assembleia Municipal de Braga, realizada a 27 de Junho de 2014, foi aprovado um regulamento para o Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Braga, comummente designado por Canil/Gatil. Na segunda-feira seguinte, 30 de Junho, vários defensores dos animais, nomeadamente da Associação DARB (Divulgação dos Animais de Rua em Braga), intervieram na reunião de Câmara, exigindo que o atual Executivo adotasse as medidas prometidas durante a campanha eleitoral.

A CDU veio a público saudar a aprovação desse regulamento, acrescentando que tem vindo a propor nos últimos meses a adoção de medidas efetivas que permitam combater os problemas associados ao Canil/Gatil, as quais, segundo a Concelhia da CDU de Braga, têm sido ignoradas por parte do Executivo Municipal.

Suspeitando que a política de abate de animais continuaria a ser praticada, a CDU propôs à Câmara Municipal o lançamento de uma campanha de sensibilização e de esterilização para evitar a multiplicação dos animais que vagueiam nas ruas, aconselhando as Juntas de Freguesia e as associações zoófilas a associarem-se a esta causa. Para os proprietários de animais que se encontram em situação de carência económica, a CDU aconselhou as estruturas municipais a prestarem estes apoios, a fim de evitar igualmente o abandono dos animais, fenómeno que está intrinsecamente relacionado com a precarização das condições sociais. Instalar uma política de adoção, que incentivem a procura de animais institucionalizados com apoio médico-veterinário, e colaborar com as associações zoófilas, foram outras propostas que a CDU apresentou.

Tendo já passado oito meses desde a tomada de posse do atual Executivo, a CDU vem lamentar os atrasos na política de abate aos animais no Canil/Gatil de Braga. “A CDU lamenta a falta de diálogo manifestada por Ricardo Rio. Isto trata-se de oportunismo político pois ignorou várias medidas apresentadas pela CDU, as mesmas que agora aparece a defender depois de se ter visto pressionado publicamente pelos representantes das associações zoófilas.”, concluiu a Concelhia da CDU de Braga.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s