Co-criador dos Simpsons salva 420 chinchilas de maus-tratos

chinchilaP3

Por Mariana Correia Pinto

Sam Simon, activista dos direitos dos animais e co-criador da mediática série The Simpsons, liderou recentemente uma campanha de resgate de mais de 400 chinchilas que viviam em condições cruéis numa quinta de criação da Califórnia.

A acção foi consequência de uma investigação recente à Adams Valley View Chinchilla Ranch feita pela PETA, que mostrou num vídeo chocante (não aconselhável aos mais sensíveis) as condições perturbadoras em que os animais viviam.

Os criadores admitiram perante as câmaras, sem saber que estavam a ser filmados, que abatiam e esfolavam os animais que não eram comprados. De acordo com a associação de defesa dos animaisPETA, as chinchilas eram mantidas em jaulas sobrelotadas ou em isolamento, sem acesso a médicos veterinários e sujeitas a tratamentos dolorosos como amputação de membros sem qualquer anestesia.

Os animais — que tinham como destino o abate para serem transformados depois em casacos, chapéus, cachecóis ou cobertores — eram mortos com recurso a choques eléctricos, descritos pela PETA como muito dolorosos.

Animais disponíveis para adopção

Para salvar os animais, Sam Simon comprou a quinta por 50 mil dólares (aproximadamente 38 mil euros) e enviou as 420 chinchilas para a San Diego Humane Society, onde foram observadas e tratadas por veterinários. Em breve, escreveu o co-criador do The Simpsons no Twitter, os animais vão estar disponíveis para adopção.

No site da PETA está disponível uma petição, já assinada por mais de 3800 pessoas, que apela ao fim da utilização dos animais pela indústria têxtil, e umacampanha de angariação de donativos que quer ajudar a “salvar a pele” de outros animais.

Simon, que luta actualmente contra um cancro, tem viajado por todo o mundo para proteger os direitos dos animais, envolvendo-se em campanhas contra a matança de golfinhos e baleias em Taiji, no Japão, ao lado da Sea Shepherd Conservation Society.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s