Autarquia de Angra não cumpre lei para o bem-estar animal

blocoBloco de Esquerda

“A autarquia de Angra do Heroísmo não está a cumprir a lei, nem as suas próprias promessas eleitorais no que diz respeito ao bem-estar animal”, a denúcia foi feita esta manhã pelo Bloco de Esquerda.

Com o manifesto eleitoral da candidatura do PS à autarquia de Angra na mão, Zuraida  Soares enunciou as promessas não cumpridas no que diz respeito aos animais: “Promover as boas práticas de bem-estar e saúde animal, combater as práticas cruéis o abandono e os maus-tratos, continuar o melhoramento das condições do canil e gatil municipal, financiar uma campanha de sensibilização para a castração de cães e gatos, criação da bolsa de famílias de adoção temporária, identificar casos de abandono e maus-tratos. Nada disso está a ser cumprido”.

Numa conferência de imprensa junto às instalações do canil e gatil de Angra, o coordenador do Bloco de Esquerda, Paulo Mendes, apontou falhas graves, que impedem aquele canil de se tornar num Centro de Recolha Oficial (CRO): o facto de não haver garantia de que os animais que são recolhidos sejam, ou venham a ser, esterilizados, e o facto de os animais de ambos os géneros conviverem em espaços comuns, podendo reproduzir-se. Situação que se torna ainda mais grave tendo em conta que as instalações já se encontram sobrelotadas, tornando o canil num autêntico centro de abate.

Paulo Mendes afirma ainda que os animais não são submetidos a acompanhamento veterinário regular, nem vacinação, nem desparasitação.

O líder do BE denuncia também a tentativa de afastamento dos voluntários por parte da autarquia: “Impera a lei da rolha, os voluntários não podem criticar as condições do canil. Quem não aceitar as imposições e quiser ter um papel activo, é afastado pela autarquia”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s