Associação de protecção de animais abandonados nasce em Nelas

cao tristeI

O sonho da nova associação é que a Câmara de Nelas lhes arranje um terreno infraestruturado onde possam ser construídas instalações para os animais.

Uma associação que tem a missão de proteger os animais abandonados e dignificar as suas condições de vida nasceu recentemente no concelho de Nelas, tendo como primeira grande ação de visibilidade uma “cãominhada”, no sábado.

A SOS Animais de Nelas foi legalmente constituída há três semanas, por um grupo de 20 pessoas que já há mais de meio ano se preocupava em dar melhores condições aos animais de companhia que estão abandonados nas ruas.

“Não há canil municipal, o concelho cada vez está mais apinhado de animais, alguns dos quais doentes, e alguém tinha de fazer alguma coisa”, afirmou à agência Lusa Sara Batista, uma das fundadoras.

A Câmara de Nelas já arranjou um local provisório à associação, mas o espaço exíguo só permite acolher os animais doentes.

“Temos lá sete cães doentes. Os cães que estão saudáveis continuam na rua, vamos passando, dando alimentação e pondo as pipetas. Vamos agarrando alguns e levando ao veterinário para serem vacinados e já levámos cinco ou seis cadelas para serem esterilizadas no Cantinho dos Animais de Viseu”, contou.

Sara Batista lamentou que, depois disso, os animais tenham de voltar para a rua, porque a associação ainda não tem instalações com espaço suficiente para os manter até lhes arranjar uma família.

“Apenas temos uma página no Facebook onde vamos colocando as fotografias deles para tentar arranjar-lhes donos”, acrescentou.

O sonho da nova associação é que a Câmara de Nelas lhes arranje um terreno infraestruturado onde possam ser construídas instalações para os animais.

“Tudo o resto, como cimentar e fazer as boxes, nós fazemos, à medida que vamos angariando fundos”, sublinhou Sara Batista, contando que os Escuteiros já se disponibilizaram para ajudar com mão-de-obra.

Além dos fundadores, a associação conta já com mais 20 sócios, um número que espera aumentar depois de sábado, Dia Mundial do Animal.

“Vamos fazer uma ‘caominhada’ pela vila, em que cada um leva o seu cãozinho. Vamos levar alguns dos que temos para adoção com coleiras próprias a dizerem ‘Adota-me’, numa tentativa de sensibilizar as pessoas”, afirmou.

O padrinho da associação, o ator Ruy de Carvalho, estará nesse dia em Nelas a ajudar a angariar mais apoios.

A SOS Animais de Nelas apela às pessoas que deem qualquer tipo de ajuda, seja tornando-se associadas, seja através da oferta de alimentação ou de “um simples cobertor velho”.

“Estamos com muitas dificuldades com os cães doentes, por causa das despesas dos tratamentos”, apesar da ajuda que a associação tem tido de veterinários de Nelas, contou.

No sábado e no domingo, no âmbito de uma campanha da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, será feito um peditório de alimentação e de artigos para higiene de animais num supermercado de Nelas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s