Veterinários defendem redução do IVA sobre cuidados aos animais

cao felizNotícias ao Minuto

Em declarações à agência Lusa a propósito das comemorações dos Dias Mundiais do Animal e do Médico Veterinário, Laurentina Pedroso adiantou que a descida do IVA (atualmente nos 23%) e a dedução de consultas e tratamentos no IRS vão estar em debate no próximo sábado no Funchal, ilha da Madeira.

“A efeméride vai ser celebrada no sábado pela primeira vez na Madeira, com a realização de um seminário onde vão ser abordadas também as estratégias de controlo de animais errantes e o papel do médico veterinário no âmbito dos canis e gatis municipais que são inexistentes na Região Autónoma”, contou.

Laurentina Pedroso adiantou à Lusa que atualmente existem em Portugal cinco mil médicos veterinários que têm sido afetados pela crise em que o país vive.

“A crise do país reflete-se em todas as profissões e ainda mais nas que são liberais. A crise veio afetar o trabalho médico veterinário a nível dos animais de companhia, clínicas, consultórios, mas também a que está relacionada com a produção animal, produção agrícola”, explicou.

A mesma responsável disse que os cinco mil médicos veterinários que existem no país, sendo liberais, sem apoio do Estado, podiam melhorar a sua situação se o IVA baixasse.

“Outra das situações que ajudava médicos e cidadãos seria a possibilidade de se poder deduzir no IRS o custo dos tratamentos e consultas com animais”, acrescentou.

Laurentina Pedroso alertou para o facto de as famílias levarem cada vez menos os seus animais ao veterinário, “por falta de dinheiro”.

“Lembro que, para ajudar as famílias em dificuldades, lançámos há quatro meses o projeto “Vet Solidário”, que tem como principais objetivos a solidariedade veterinária para com os mais desfavorecidos, através de apoio médico-veterinário para animais inseridos em famílias em situação de vulnerabilidade económica, incluindo idosos e animais de pessoas sem-abrigo”, explicou.

Sobre este projeto, que conta com a colaboração das juntas de freguesia de Benfica, Carnide, Santo António e Misericórdia, em Lisboa, tem sido um “sucesso”.

“Já ajudámos quase duas centenas de famílias e animais. Os tratamentos têm sido sobretudo esterilizações para tratar os problemas de reprodução, vacinação e tratamentos médicos. Em breve vão aderir ao projeto as câmaras de Oeiras e a Madeira”, salientou.

A bastonária disse ainda que vão ser analisados nas comemorações do Dia Mundial do Animal e do Médico Veterinário os abandonos de animais, que só no verão foram dezenas de milhares, e a entrada em vigor da lei da criminalização da lei que criminaliza a violência sobre animais de companhia.

“Gostaria que as pessoas percebessem que os animais são realmente uma mais-valia na nossa vida, são a expressão própria do amor genuíno, parte da família e são nossos terapeutas. Quero viver numa sociedade evoluída e uma sociedade evoluída é a que respeita os animais”, concluiu.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s