Braga: Número de animais no canil cresceu de forma exponencial

caoCorreio do Minho

Por Paula Maia

O número de animais do Canil /Gatil de Braga cresceu de forma exponencial nos últimos dois anos. Quem o diz são os responsáveis da ABRA- Associação Bracarense dos Amigos dos Animais que ontem assinalou o Dia Mundial do Animal. Actualmente, o principal objectivo da associação é encontrar famílias que adoptem estes animais.

“Infelizmente nas últimas semanas o canil tem estado sempre cheio. É uma situação que se tem arrastado de há dois anos para cá. São animais abandonados, mas não errantes. Não andam na rua há anos ou meses”, diz a vice-presidente da ABRA, Anabela Veloso.

A responsável fala da crise para justificar este aumento. “As pessoas quando deixam de ter possibilidades de ter o animal, levam-no ao canil ou acabam por abandoná-lo”, prossegue a responsável, acrescentando que se há uns anos atrás o abandono de animais se verificava especialmente em altura de férias, de há dois anos para cá esse fenómeno verifica-se praticamente durante todo o ano.

“A maior parte das pessoas fazem-no por não terem possibilidade de sustentar o anim al”, acrescenta Anabela Veloso.

Caso não sejam adoptados e se o canil precisar de espaço os animais terão de ser abatidos, diz a ABRA.

“O que tentámos é arranjar um dono para esses animais. Se não for propriamente um dono, tentámos uma família de acolhimento que o acolha durante algum tempo”, explica a responsável, frisando ainda que há muitos cidadãos que apoiam a estadia destes animais em hotéis criados para o efeito, impedindo também, desta forma, o seu abate.

Para assinalar o Dia Mundial do Animal, a associação bracarense promoveu uma acção de sensibilização e divulgação do seu trabalho no parque da Guadalupe, em S. Victor. Uma aula de Zumba serviu de atracção para que cerca uma centena de pessoas afluissem ao local e entregassem, de forma voluntária, um donativo para os cães e gatos que se encontram no canil/gatil municipal. A maior parte dos donativos foram em géneros alimentares – rações- e acessórios.

Os voluntários da ABRA participaram também numa campanha de recolha de alimentos para os animais no Pingo Doce de Braga.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s