Ajude a salvar os chimpanzés Nikki e Amadeus

macaco a pensarPPL Causas

O santuário Chimp Eden, gerido pelo Instituto Jane Goodall, foi criado em 2006 e é o primeiro e único santuário de chimpanzés na África do Sul. Situado na bela Reserva Natural Umhloti de com 1.000 hectares, este santuário abriga chimpanzés que foram retirados dos seus habitats naturais em África. O objetivo do santuário de chimpanzés é o de resgatar chimpanzés que sobreviveram ao comércio de carne, ficaram órfãos ou foram resgatados do mercado do comércio ilegal.

O santuário é formado por recintos vedados de grande dimensão. Contudo, no passado dia 25 de abril de 2014, 2 chimpanzés adultos (o Nikki e o Amadeus) escaparam por uma vedação e atacaram um membro da equipa do santuário. As autoridades sul-africanas decretaram que o Santuário deverá construir um novo recinto totalmente fechado para abrigar estes chimpanzés, sem o qual a única solução passará pela eutanásia dos animais.

Confrontado com graves dificuldades financeiras, o santuário não possui os recursos necessários para cumprir a decisão das autoridades e apelou pois a todos os seus parceiros internacionais para auxiliarem neste objetivo.

Como parceiro oficial em Portugal do Instituto Jane Goodall, a Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (SPEdH) irá assegurar a angariação de fundos em território nacional para a construção do recinto fechado.

Sobre o promotor

Fundado em 1977, o Instituto Jane Goodall pretende dar seguimento às investigações pioneiras da Dr. Goodall sobre o comportamento dos chimpanzés, e é atualmente um líder mundial no esforço para conservar e preservar espécies e habitats ameaçados, nomeadamente os chimpanzés.

O Instituto Jane Goodall é igualmente conhecido por estabelecer programas inovadores de conservação e de desenvolvimento centrado na comunidade, em África.

A Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (SPEdH) é o parceiro oficial do Instituto Jane Goodall em Portugal. Fundada em Lisboa, em 2006, a SPEdH surgiu após a necessidade partilhada de agir sobre a ‘consciência’ da sociedade, tornando-a mais empática e humanitária. Tem como objectivo incentivar a compreensão e respeito pelas pessoas, animais e meio ambiente, reconhecendo a interdependência entre todos os seres vivos, através da:

– Promoção e divulgação de encontros, palestras e conferências;
– Cedência de bolsas de mérito a estudantes que pretendam frequentar cursos e/ou assistir a congressos internacionais;
– Desenvolvimento de programas e ferramentas de ensino para professores, alunos e profissionais;
– Educação informal;
– Colaboração com organizações nacionais e internacionais cujos objectivos cumpram a meta da educação humanitária;
– Desenvolvimento de acções de divulgação, educação e sensibilização.

Orçamento e prazos

O custo do projeto final de construção do recinto está avaliado em 250.000 dólares que deverão ser angariados até ao final do ano de 2014. Enquanto país parceiro, Portugal ficou responsável pela angariação de 1000 euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s