Afinal, o leite não faz tão bem quanto se pensa

leite sojaNotícias ao Minuto

Nota de Redação: Na realidade, esta não é a primeira vez que um estudo científico mostra não existir uma relação entre o consumo de leite e a prevenção da osteoporose. O consumo de cálcio é fundamental, mas, ao contrário do que dizem os investigadores citados no artigo, o leite não é a única fonte de cálcio, sendo possível obter a dose diária recomendada de cálcio com alimentos de origem vegetal.

Durante toda a nossa vida ouvimos dizer que o leite faz bem aos ossos e previne fraturas. Um estudo realizado na Suécia veio deitar agora deitar a teoria por terra. E mais: o leite pode ainda fazer aumentar o risco de uma pessoa morrer por doença cardíaca.

Um estudo levado a cabo por um grupo de dietistas a mais de 100 mil pessoas, com base na comparação de inquéritos e consultas de nutrição com exames médicos, permitiu verificar que as pessoas que bebem mais leite não têm, afinal, ossos mais fortes. Nas mulheres verificou-se até que as que bebiam mais leite tinham mais probabilidades de sofrer uma fratura da anca.

A investigação mostrou ainda que os que bebem mais de três copos de leite por dia, perfazendo cerca de 680 ml, tinham mais probabilidades de morrer durante a execução do estudo, as mulheres num período de 20 anos e os homens de 11 anos.

Porém, investigadores de Nova Iorque não se mostram convencidos com a conclusão deste estudo e dizem que o mesmo não deve ser levado à letra até porque a metodologia utilizada não será a mais fidedigna.

Defendem que é importante ingerir um valor mínimo de cálcio todos os dias, que é conseguido com o consumo de leite, pelo que não deve eliminar este produto da sua dieta diária.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s