Nova Iorque proíbe tatuagens e piercings em animais

gato tatuadoP3

Fazer tatuagens e piercings em animais será crime no Estado de Nova Iorque já a partir de Abril do próximo ano. A nova lei prevê penas de prisão de 15 dias ou multas até 200 euros para quem cair no incumprimento.

Apesar de serem consideradas crueldade animal — crime em todo o território dos Estados Unidos da América —, as tatuagens e piercings são feitas em alguns animais sem que os responsáveis sofram qualquer consequência. “É simplesmente cruel”, considerou a deputada estadual Linda Rosenthal, recordando que ao contrário dos humanos que podem escolher as suas “predilecções estéticas”, os animais não têm essa opção.

A legislação agora aprovada foi inspirada pela fotografia polémica de um cão que, depois de sedado, foi tatuado pelo proprietário, um artista de Brooklyn chamado Mistah Metro. A imagem tornou-se viral e indignou defensores dos direitos dos animais um pouco por todo o mundo, que exigiram que o Estado de Nova Iorque esclarecesse a sua posição relativamente a esta prática.

A lei contempla excepções para marcas feitas para identificação dos animais ou por razões médicas, mas esses casos passam a exigir uma aprovação prévia escrita. Nos EUA, só o estado da Pensilvânia tem uma legislação semelhante, mas, segundo o Inhabitat, Nova Jérsia deverá juntar-se a esta lista brevemente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s