Universidades e GNR avançam com o projecto para evitar acidentes com animais

javaliPúblico

O progressivo aumento no número de acidentes nas estradas nacionais provocados por animais silvestres, advertiu a GNR para a necessidade de avançar em parceria com as Universidades do Porto, Aveiro e Évora para o projecto “Preservar a fauna, prevenir a sinistralidade”.

O oficial de Comunicação e Relações Públicas da GNR de Évora, tenente-coronel Rogério Copeto, explicou ao PÚBLICO que só em 2014, o Comando de Évora da corporação “registou 112 acidentes com animais, 27 dos quais provocados por javalis”, o animal que mais acidentes tem causado nas estradas nacionais.

Este levantamento vem na sequência de outros que o Comando Territorial de Évora realizou ao longo dos últimos anos sobre acidentes de viação provocados por animais.

No âmbito do projecto, a GNR é responsável pela introdução numa base de dados, de “todos os animais silvestres encontrados mortos” que passa pelo registo da espécie, o local, o dia e a hora. A informação depois de tratada é transmitida periodicamente aos investigadores das Universidades já referidas, que têm como responsabilidade a sua análise e posteriores conclusões.

Das conclusões que venham a ser subtraídas serão elaboradas propostas para a aplicação de medidas preventivas que, por exemplo, podem passar pela sinalização de passagens para animais nos locais onde se registem mais ocorrências.

Este projecto terá a duração de cinco anos e vai ser desenvolvido durante o ano de 2015 unicamente no distrito de Évora como projecto-piloto. A intenção final é estender, nos anos seguintes, a experiência recolhida a todo o território nacional, uma vez que a GNR tem à sua responsabilidade 98% das estradas nacionais.

A primeira formação aos militares da GNR, prestada decorreu nesta terça-feira com a presença de formadores das Universidades.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s