Oeiras ajuda donos de animais

cao gatoCorreio da Manhã

Quando o dinheiro que entra todos os meses em casa mal chega para pôr comida na mesa, muitas famílias optam por abandonar os animais de estimação para cortar nas despesas. Com o objetivo de combater esta tendência, a Câmara de Oeiras distribui comida e disponibiliza cuidados veterinários gratuitos a cães e gatos de famílias carenciadas. “Este projeto nasce por uma questão de saúde pública e controlo de produção. Entendemos que não é digno para os animais estarem nas ruas e, portanto, através de uma política de esterilização e prestação de cuidados médicos conseguimos controlar as questões de saúde pública”, explicou Nuno Neto, da Câmara Municipal de Oeiras, ao Correio da Manhã.

Filomena Barbosa, de 63 anos, é uma das pessoas ajudadas pela autarquia. Não quis revelar o número de animais que tem em casa, mas não esconde que tem dificuldade em alimentá-los. No entanto, apesar dos problemas financeiros serem um obstáculo, garante que abandonar os cães e gatos que lhe fazem companhia todos os dias nunca foi uma hipótese. “Nunca na minha vida. Se condeno o abandono por parte das outras pessoas não ia ter a mesma atitude. Diariamente conto os meus gatos com medo que se abra uma porta e eles se escapem por qualquer motivo. Quero viver em paz e que eles sejam felizes”, sublinhou Filomena, uma das donas apoiadas pela iniciativa do município.

A Animalife é a associação que torna possível a distribuição gratuita de ração às famílias carenciadas de Oeiras. O sucesso da iniciativa fez com que o trabalho da associação já começasse a ser solicitado por outras autarquias. “Recebemos contactos de várias empresas, não só públicas mas também privadas, que manifestaram interesse em apoiar esta iniciativa. É cada vez mais visível a preocupação que as pessoas têm no apoio aos animais”, acrescentou Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife. Para o apoio na saúde dos cães e gatos, a autarquia conta com o apoio da Ordem dos Médicos Veterinários. A organização criou o projeto Médicos Veterinários para a Sociedade – Vet Solidário e disponibiliza ao município de Oeiras cheques veterinários que ajudam os donos a cuidar da saúde e bem-estar animal sem gastar dinheiro. As famílias do concelho que quiserem beneficiar desta iniciativa apenas têm de se inscrever no site da Câmara Municipal ou ir a qualquer ponto de atendimento. Com estes programas, em Oeiras sobra pouca margem para desculpas que tentem justificar o abandono de um animal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s