Austrália abate centenas de coalas por falta de alimento

11051555136_7c0e9560f5_bRTP

As autoridades australianas eutanasiaram 686 coalas, entre 2013 e 2014, na zona de Cape Otway, junto à zona turística de Great Ocean Road, para combater a superpopulação da espécie que estava a levar os animais a morrer de fome.

“A intervenção foi necessária para prevenir o sofrimento dos coalas, que não estavam a conseguir o alimento necessário”, afirmou Lisa Neville, ministra do Ambiente do Estado de Victoria.

Segundo a ministra, “a densidade populacional estava a chegar aos 20 coalas por hectares em Cape Otway.

Os marsupiais, encontrados em condições de saúde precárias, foram abatidos por veterinários após consulta com especialistas e entidades de defesa dos animais.

“Experiências sugerem que mover esses coalas não adianta e pode, inclusivamente, causar mais sofrimento. O número de animais continua a aumentar, e por isso precisamos de pensar numa estratégia para podermos diminuir o crescimento da população de coalas, que continua a um ritmo muito alto”, frisou Lisa Neville.

Apesar da espécie estar em risco de extinção na Austrália, existe uma superpopulação de koalas em Cape Otway. A população de coalas é classificada como vulnerável pelo Governo australiano e está em declínio acentuado devido à perda do seu habitat, doenças, ataques de cães e incêndios florestais.

A população de coalas em Cape Otway aumentou significativamente após a introdução de vários exemplares da espécie retiradas de French Island, uma ilha costeira no Estado de Victoria, onde estavam a ser vítimas de caça ilegal.

A falta de predadores como a Uraète, uma águia endémica na Austrália, em French Island levou a que os coalas proliferam-se na década de 1980. Alguns foram então transferidos para Cape Otway.

Os coalas são dizimados principalmente por infeções de clamídia, uma doença sexualmente transmissível que pode causar cegueira e infertilidade.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s