Vamos ter uma rede de canis para facilitar a adoção e a esterilização de animais

cao gatoP3

O Parlamento recomendou ao Governo que estude a criação de uma rede de canis municipais para facilitar a adoção e a esterilização para controlo da população de animais de companhia, comunitários e errantes.

Segundo uma resolução da Assembleia da República, publicada esta sexta-feira em Diário da República, com o título “Garantir um novo paradigma de controlo da população de animais”, aprovada em Junho pelo Parlamento, o Governo deve estudar uma rede com regras comuns, assim como incentivar a adopção responsável de animais, por exemplo, por “pessoas colectivas, escolas, associações de moradores e empresas”.

Neste texto foi recomendado, ainda, que sejam garantidas “condições reais para que as autarquias possam contratar funcionários” com a “devida formação e sensibilidade para recolher e tratar animais”, além de veterinários, e que se promova uma maior fiscalização sobre os centros de recolha oficial de animais, canis e gatis.

Cabe ao Executivo, segundo a resolução, assegurar o cumprimento do Sistema de Identificação e Informação de Cães e Gatos, a promoção de campanhas de sensibilização sobre cuidados a ter com os animais e o incentivo da esterilização de animais errantes, assente numa RED (recolha, esterilização e devolução).

O Parlamento recomendou, ainda, que deverá estabelecer-se o “princípio do não abate de animais, com excepções muito restritas, designadamente permitindo a prática de eutanásia em caso de irremediável sofrimento do animal ou por razões de saúde pública, sempre devidamente comprovados por veterinário”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s