Austrália declara guerra aos gatos selvagens e quer abater dois milhões

gatos ruaDN

Plano do governo é eliminar os animais até 2020. Abate será feito, garante o ministro do Ambiente, da forma “mais humana e eficaz possível”.

O Governo australiano anunciou que tem planos para eliminar, até 2020, dois milhões de gatos selvagens, numa tentativa de preservar dezenas de espécies autóctones que estão em perigo devido ao comportamento predador dos gatos.

Segundo o Independent, o primeiro comissário do país para as espécies ameaçadas falou à rádio, garantindo que o ministro do Ambiente, Greg Hunt, “declarou guerra aos gatos selvagens”, tendo-o encarregado da implementação do programa.

O plano, que foi depois detalhado por Hunt quando falava no jardim zoológico de Melbourne, terá a duração de cinco anos e prevê proteger os mamíferos e pássaros das espécies nativas australianas. “Não haverá mais extinção”, sublinhou.

Todos os estados australianos concordaram em considerar os gatos selvagens como “uma praga” e estes deverão ser abatidos a tiro ou por envenenamento. Mas o governo já assegurou que estas ações serão levadas a cabo da forma mais “humana e eficaz” possível. Em 2020, depois de eliminados os gatos selvagens, deverão entrar em vigor medidas de controlo que permitam declarar o território australiano “livre” de gatos selvagens.

Segundo as estimativas apresentadas, os 20 milhões de gatos selvagens que vivem na Austrália matam cerca de 75 mil animais de espécies autóctones todos os dias. O Guardian adianta que o país tem uma das piores taxas de extinção de animais do mundo: neste momento, existem 1800 espécies ameaçadas em território australiano.

“É muito importante enfatizar que nós não odiamos gatos”, referiu o responsável pelo programa de abate. “Apenas não podemos tolerar mais os danos que estão a infligir à nossa vida selvagem”, concluiu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s