Controlo de capitais é “questão de vida ou morte” para os animais do zoo em Atenas

zooDiário Económico

Nota de Redação: Os animais também sofrem com as crises, como esta notícia mostra. Mas se ao menos estes animais estivessem em liberdade e não aprisionados num zoo, não estariam em risco de vida por causa de decisões tomadas por humanos.

O controlo de capitais está a tornar-se uma questão de “vida ou de morte” para os animais do zoo grego, uma vez que não há dinheiro para comprar comida, avisou já o fundador do Jardim Zoológico de Ática.

“Importamos cerca de uma tonelada [de comida] por dia, mas podemos ter cá apenas uma pequena quantidade, por isso basicamente importamos de três em três semanas, e estaremos sem stock na próxima semana, se não encontrarmos uma forma de pagar a comida”, disse à imprensa Jean-Jacques Lesueur. O zoo fica situado em Ática, a região administrativa na Grécia que engloba a cidade de Atenas. 

Lesueur destacou o caso particular dos golfinhos. “Para os golfinhos, por exemplo, consumimos cerca de 50 toneladas de peixe congelado por ano. Para os nossos golfinhos, focas, pelicanos e pinguins a comida vem da Holanda e tem de ser paga antecipadamente e em cash. E, neste momento, não podemos fazer nada. A nossa conta está bloqueada e não temos acesso ao dinheiro”, adiantou o fundador do zoo.

Por isso, Lesueur apela a que seja dada autorização ao zoo para pagar e dar a comida aos animais. “Estamos a falar de vida ou de morte para alguns dos nossos animais”, alertou.

O mesmo responsável adiantou ainda que, como a partir de hoje, o IVA vai subir de 13% para 23% na Grécia – na sequência das medidas de austeridade impostas pelo governo grego para ter acesso a um 3º resgate – , as receitas do jardim zoológico vão ser reduzidas em 10%. Por isso, “seremos, infelizmente, obrigados a aumentar os preços”, acrescentou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s