Campanha europeia para proibir testes em animais para produtos de higiene doméstica

cobaiaPúblico

A campanha promovida pela Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais (CEAEA), da qual faz parte a Animal, pretende colocar a questão dos testes em animais para produtos de higiene doméstica na agenda política da União Europeia (UE), tendo como “objectivo final” a “proibição europeia destes testes”. Para isso, pretende angariar o apoio de eurodeputados, da Comissão Europeia e dos Governos dos vários estados-membros, refere a associação portuguesa em comunicado.

A Animal lembra que em Março de 2013, “depois de 20 anos de lobbying”, a coligação europeia liderou, com sucesso, a campanha pela proibição do uso de animais em experiências com fins cosméticos na UE. “O nosso objectivo agora é conseguir o mesmo com os produtos de higiene doméstica”, afirma Rita Silva, da Animal, sublinhando que “coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters, ratos e outros animais sofrem e morrem para testar ingredientes que todos os dias se usam em detergentes da louça, da roupa, ambientadores e sprays de limpeza para a casa de banho.

Estas experiências incluem testes de toxicidade em que os animais são forçados a engolir altas doses de substâncias tóxicas ou serem expostos a elas. “Os efeitos vão desde vómitos e convulsões a hemorragias internas e falhas dos órgãos. Mesmo quando o teste em si não é fatal, normalmente os animais são mortos em seguida”, alerta a associação.

Rita Silva adianta que o objectivo da campanha é que “a Europa mande uma mensagem aos líderes mundiais e limpe a crueldade, proibindo os testes em animais para estes fins”. Para atingir esse objectivo, as organizações lançaram uma petição e apelam às pessoas que assinem para ajudar “a fazer a diferença nas vidas dos animais que sofrem nos laboratórios”.

A Animal salienta que, cada vez mais, os grandes vendedores estão a responder positivamente às preocupações dos consumidores nesta matéria. “Um número crescente de marcas e empresas já estão certificadas com o nosso Leaping Bunny, assegurando que nenhum tipo de teste em animais teve lugar para que aquele produto fosse feito, e, além disso, demonstrando que é possível vender produtos destes que são seguros e eficazes sem infligir dor e sofrimento em animais”, acrescenta.

A coligação foi formada em 1990 por várias organizações europeias com o intuito de acabar com as experiências em animais com fins cosméticos e actualmente encabeça o lobbying europeu em todas as áreas da experimentação animal.

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