O que aconteceu ao homem que matou o leão Cecil?

leao leoesSábado

Walter James Palmer, um médico dentista americano, foi identificado pelo jornal britânico The Telegraph como o caçador que matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabwe. Depois de o atrair para fora do Parque Nacional Hwange, atirou-lhe uma flecha e 40 horas de perseguição depois, matou o animal a tiro.

Dois homens locais, o caçador Theo Bronkhorst (à esquerda na imagem abaixo) e o guia Honest Trymore Ndlovu (à direita), estão a ser acusados de caça furtiva no Zimbabwe. Segundo o site Vox, que cita Charity Charamba, a porta-voz da polícia do Zimbabwe, Palmer também é procurado pelas autoridades do país.

Palmer também já reagiu num comunicado, citado pelo site Vox: “Eu contratei vários guias profissionais e eles trataram de todas as autorizações. No meu conhecimento, tudo acerca desta viagem era legal e foi propriamente tratado e conduzido. Não fazia ideia que o leão que levei era conhecido, um favorito dos locais, que tinha uma coleira e que fazia parte de um estudo [da Universidade de Oxford] até ao fim da caçada. Confiei nas capacidades dos meus guias profissionais locais para assegurarem uma caçada legal”, afirma. “Lamento profundamente que a minha realização de uma actividade que amo e pratico de forma responsável tenha resultado na morte deste leão.”

O médico dentista está a sofrer várias consequências por esta caçada (ele já tinha morto vários animais selvagens, como um leopardo ou um rinoceronte).

Bronkhorst, um dos guias de Palmer, diz que não sabia que o leão que tinham morto era Cecil e que as licenças em sua posse estavam em ordem. “Não sabíamos que era um leão conhecido. Eu tinha uma autorização para caçar um leão com arco e flecha na área onde ele foi morto”, assegurou o caçador. Contudo, a Autoridade para a Gestão de Parques e da Natureza e a Associação de Operadores de Safaris emitiram um comunicado conjunto em que negam ter aceitado o abate de qualquer leão.

Uma petição na Internet pede que o Zimbabwe deixe de emitir licenças para caçar animais cuja conservação é considerada vulnerável – como era o caso de Cecil.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s