Carros são a nova ameaça à sobrevivência do lince-ibérico

linceGreen Savers

Depois de anos à beira da extinção, o lice-ibérico começa a recuperar, tanto em Portugal como em Espanha, graças aos programas de conservação. Mas estes esforços de conservação e reintrodução da espécie enfrentam agora uma ameaça inesperada que pode comprometer a recuperação destes animais – os carros.

Desde 2008 que o número de linces atropelados por carros, especialmente em Espanha, tem vindo a aumentar. Só no último ano, no território espanhol, morreram 22 linces atropelados por carros. “Os carros são a grande ameaça ao futuro dos linces. É revoltante porque é um problema que pode ser facilmente solucionado”, indica Ramon Perez de Ayala, director do programa de espécies de Espanha da World Wilde Fund for Nature (WWF), cita o Phys.org.

De acordo com Perez de Ayala, seria apenas necessário €6 milhões para tornar as estradas mais seguras para os linces, quer seja através da limpeza dos arbustos das bermas que diminuem a visibilidade dos condutores, quer através da colocação de vedações nos terrenos que são atravessados por estradas ou pela criação de passagens que permitam aos felinos atravessar as estradas de forma segura.

“Com a desculpa da crise económica, deixou de se fazer a manutenção básica das estradas e os linces estão a sofrer as consequências”, indica o membro da WWF.

Os programas de conservação e reprodução do lince ibérico começam agora a dar os primeiros frutos, mas caso não seja criada segurança rodoviária para estes animais o seu futuro pode estar comprometido.

O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo. Desde o início do século XX o número destes animais tem vindo a diminuir, até que em 2002 havia menos de 100 espécimes, o que levou a que fosse classificado como espécie ‘criticamente ameaçada’ pela IUCN.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s