Há cada vez mais animais abandonados, situação tende a piorar

cao tristeNotícias ao Minuto

Continua a haver cada vez mais pessoas a abandonarem os seus animais de estimação. E com a chegada das férias prevê-se que a situação ainda piore.

Segundo dados oficiais da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que o Jornal de Notícias divulga esta terça-feira, em 2013 os centros de recolha oficiais de animais receberam 22.184 cães e 5.327 gatos. Em 2014, os números aumentaram para 26.035 cães e 7.758 gatos. Este ano, os números continuam a aumentar… e os centros têm cada vez menos capacidade para receber tantos animais.

O ato, condenável, resultou entre outubro de 2014 e junho de 2015 em 2.239 denúncias no Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (Sepna), que por sua vez deram origem a 2.240 autos de contraordenação e à abertura de 74 inquéritos por crime.

A associação Afectu, de Aveiro, revela que tem assistido a um aumento de pedidos de pessoas que perdem rendimentos e que solicitam que lhes fiquem com os seus amigos de quatro patas porque têm que emigrar ou porque vão mudar para apartamentos mais pequenos, sem condições para animais.

O problema é que estas associações começam a ficar lotadas e sem meios para acolher mais animais. Por isso, promovem campanhas de esterilização e de castração a baixo preço e de fiscalização da aplicação de chip para pôr fim “ao descontrolo populacional” de animais.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s