CDU interpela Câmara do Funchal sobre medidas de defesa dos animais

CDU - simboloDN Madeira

A CDU/Madeira anunciou hoje que o seu vereador na Câmara do Funchal vai pedir esclarecimentos ao executivo camarário sobre a aplicação das medidas de defesa dos animais de companhia, considerando que o abandono e o abate estão a aumentar.

“Face ao cenário a que assistimos e às preocupantes notícias que apontam para um crescente número de abates (inclusive caseiros) de animais de companhia, cabe à Câmara Municipal do Funchal exercer o dever de intervenção e prestar esclarecimentos”, realça a CDU em comunicado de imprensa, destacando também a “incapacidade” demonstrada pela Sociedade Protetora dos Animais Domésticos e pelo Canil Municipal do Vasco Gil de garantir o alojamento e os cuidados essenciais aos animais.

Os comunistas recordam que a autarquia funchalense aprovou uma resolução em 2014 visando um novo modelo de funcionamento, gestão e administração do canil municipal, bem como o apoio a projetos de esterilização de animais errantes e abandonados.

Posteriormente, foi assinado um protocolo com a Sociedade Protetora dos Animais Domésticos que, segundo a CDU, não transpôs as medidas da resolução camarária, permitindo “continuar com a eutanásia, mesmo em situações em que o animal é portador de doenças infetocontagiosas curáveis e alargando o abate a ninhadas”.

Segundo a CDU/Madeira, a problemática dos animais de companhia e todas as questões relacionadas com a sua proteção, cuidados médicos, salvaguarda da qualidade de vida constitui “matéria importante que não pode ser descurada pelas entidades públicas”, em particular pela Câmara Municipal do Funchal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s