Onda de solidariedade para ajudar abrigo de animais afetado pelo incêndio em Loures

cao abandonadoDN

Alguns animais morreram no incêndio, outros continuavam desaparecidos, “garantidamente assustados, desorientados e possivelmente feridos”, lia-se no apelo da associação Chão dos Bichos.

Um incêndio durante a tarde de segunda-feira, em Loures, rodeou o abrigo de animais Chão dos Bichos, na Murtosa, e causou a morte a nove animais, segundo um apelo publicado na página de Facebook da associação de apoio aos animais. As chamas libertaram os cães dos seus recintos e cerca de cinco continuam desaparecidos.

“Precisamos de voluntários para nos apoiarem nas buscas durante o dia destes nossos companheiros que estarão garantidamente assustados, desorientados e possivelmente feridos”, lia-se na mensagem publicada segunda-feira. Entretanto, os responsáveis pelo abrigo já emitiram nova declaração, em que agradeceram a ajuda das pessoas que se deslocaram ao local.

A associação explica que durante a noite muitos cães “encontraram o seu caminho de volta ao abrigo” e que por isso pede voluntários para limpar o abrigo, em vez de fazer buscas. “A grande maioria dos cães que continuam desaparecidos são muito medrosos e fugidios, e, por isso, serão extremamente difíceis de encontrar e apanhar”, lê-se na publicação. Ambas as publicações geraram muito apoio nas redes sociais, e milhares de comentários e partilhas.

Várias personalidades apoiaram e partilharam as publicações do abrigo, como foi o caso de Nuno Markl, que partilhou a linha solidária e o NIB da associação Chão dos Bichos. Markl alertou também para o caso de um outro caso, em Mangualde, de uma associação de ajuda a animais afetada por um incêndio: a Gumapa, que ficou sem água no poço e nos depósitos após tentar afastar o fogo.

Também Rita Pereira apelou para o apoio à Chão dos Bichos, com uma fotografia do incêndio visto da estrada adjacente e a informação financeira do abrigo, que precisa de casotas, mantas, ração, e mesmo ajuda, em pessoa, para lidar com as consequências do fogo. “Ficou tudo destruído, morreram imensos animais e estão fugidos cerca de 80”, escreveu a atriz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s