Costa Rica anuncia que fechará todos os zoológicos e libertará animais

zoo macacosYahoo! Brasil

A Costa Rica mais uma vez se mostra à frente quando o quesito é cuidado com o meio ambiente e os animais. O país já é referência quando se trata de fontes alternativas de energia e agora se mostra mais uma vez pioneiro na extinção de algo que talvez jamais devesse ter existido: zoológicos.

Passar uma tarde passeando entre jaulas com animais retirados de seus habitats naturais pode parecer algo comum, pela tradição disso. Porém não é nada inteligente nem bondoso do ponto de vista ecológico.

Por isso, o governo da Costa Rica anunciou no último mês de agosto que será o primeiro país do mundo a fechar todos os seus zoológicos e libertar os animais do cativeiro. Apesar da ação ter sido aprovada pelo Legislativo do país e garantida pelo Judiciário, os contratos de funcionamento dos estabelecimentos com animais ainda têm cerca de dez anos de funcionamento. Porém, após este período, todas as unidades serão fechadas imediatamente.

Durante a década remanescente para o fim deste tipo de estabelecimento, o movimento conservacionista Treehugger anunciou que irá buscar ao redor do mundo os habitats mais naturais o possível para realocarem as espécies que hoje são mantidas em cativeiro. O país, que já proibiu a caça esportiva, tem como objetivo transmitir ao mundo o respeito e o cuidado pelos animais selvagens.

“O país está desmontando as jaulas e reforçando a ideia de interação com a biodiversidade em parques botânicos, de uma maneira natural”, disse o ministro do Meio Ambiente costa-riquenho, René Castro, em matéria do Correio do Brasil.

A Costa-Rica, apesar de localizada em uma ilha, possui uma das biodiversidades mais vastas do país e abriga cerca de 4% das espécies conhecidas em todo o mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s