Bombeiros de Leça compram kit para socorrer animais

TSF

Os Bombeiros de Matosinhos Leça estão agora preparados para salvar um cão ou um gato de um incêndio. Compraram um equipamento próprio de administração de oxigénio e receberam formação para as manobras cardio-respiratórias nos sinistrados de quatro patas.

O socorro a animais é em tudo semelhante ao socorro humano, só que noutra escala e com outro formato. A máscara de oxigénio para um cão, por exemplo, é mais comprida para se adaptar ao focinho. O comandante António Amaral, dos Bombeiros Matosinhos Leça, sublinha que nas manobras de reanimação cardio-respiratória há também pequenas diferenças. “Tem algumas especificidades no que toca ao sítio a fazer as compressões, à quantidade das compressões, ao oxigénio que se vai administrar”, explica, acrescentando: “É específicio para o tamanho e o tipo do animal. Vem com umas escalas de oxigénio, conforme existem para os humanos”.

A ideia de comprar este kit de salvamento de animais surgiu no terreno. Num dia em que já não havia nada a fazer. “Infelizmente o cão já tinha morrido queimado”, lembra António Amaral, recuperando a pergunta que os bombeiros fizeram a si próprios naquele momento: “E se eventualmente isto acontece e ele ainda está em agonia, o que é que devemos fazer?”.

Uma bombeira de Leça que é “acérrima defensora dos animais” deu o empurrão que faltava para comprarem este equipamento que, afinal, nem representa grande investimento: custou 200 euros. “Nada de excecional para aquilo que se gasta em equipamentos de outra natureza”, sublinha, admitindo que, por isso, é algo que estará “provavelmente” ao alcance de “qualquer corpo de bombeiros”.

Falta agora apenas um elo na cadeia: ter um protocolo com clínicas disponíveis para acolher os animais socorridos em situações de emergência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s