Quer saber que marcas protegem trabalhadores, animais e meio ambiente? Esta app responde

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Quando compramos uma peça de roupa ou um par de sapatos, podemos fazê-lo de forma consciente, tendo em conta se a marca que fabrica o produto respeita os direitos dos trabalhadores, o meio-ambiente e os animais. É esse o objectivo de uma app lançada pela empresa social australiana Good On You: ajudar o consumidor a decidir na hora de comprar se o quer fazer tendo presente que uma determinada marca respeita estes valores éticos.

A Good On You foi criada por um grupo de pessoas que defende o consumo consciente e respeitador de valores como a protecção dos trabalhadores, ambiente e animais. A empresa social beneficiou de uma campanha de crowdfunding em Julho deste ano e desenvolveu a sua própria app — gratuita e disponível para Android e iOS — para listar marcas de vestuário, calçado e acessórios com representação na Austrália e algumas no mundo.

Para cada marca foi feita uma avaliação, entre cinco níveis — excelente, boa, é um começo, não é boa o suficiente, evitamos —, com base no que cada empresa faz quanto ao respeito pelos direitos dos trabalhadores, nomeadamente a não existência de trabalho infantil, a defesa da segurança no trabalho e o direito à sindicalização e salários justos. Na questão ambiental, as marcas são avaliadas quanto ao impacto directo ou indirecto do que produzem no meio ambiente, sendo tida em conta a utilização de materiais amigos do ambiente, quantidade de água, produtos químicos ou uso de embalagens recicláveis. Quanto aos animais, a empresa terá uma melhor avaliação se não usar peles verdadeiras ou tiver uma utilização equilibrada do couro.

Estes dados são recolhidos pela Good On You junto de organizações independentes como a Fair Trade, a Ethical Clothing Australia ou a Global Organic Textile Standard, bem como de ONGs.

Actualmente, a app tem uma lista de mais de 3000 marcas e ratings relativos a mil, com a empresa a indicar que pretende aumentar em breve este número. Além de ter acesso à avaliação destas empresas, a app sugere como alternativa marcas semelhantes que têm uma posição melhor ou ajuda a encontrar empresas com base no estilo, orçamento e valores éticos do utilizador.

Através da função Your Voice (a sua voz), o utilizador pode ainda enviar um feedback à marca sobre se considera o seu trabalho positivo ou negativo quanto aos valores éticos que segue.

O presidente-executivo e co-fundador da Good On You, Gordon Renouf, sublinhou, em declarações ao Mashable Australia, que a “moda é uma indústria que tem um grande impacto no ambiente, direitos laborais e animais” e é considerada “como a segunda indústria mais poluidora no mundo”.

Segundo Gordon Renouf, no próximo ano, a Good on You pretende alargar as suas avaliações a empresas de cosmética e produtos de higiene pessoal.

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