Os animais na História de Portugal: tudo o que há a saber

gato reiDN

No estudo da História cabem todos os temas. Esta é a conclusão após o recente lançamento da investigação intitulada Animais e Companhia na História de Portugal, coordenada pelos historiadores Isabel e Paulo Drumond Braga. Um volume espesso, que contém um índice de temas que mostra como a bibliografia sobre este assunto rareia em Portugal, situação que os autores/coordenadores ratificam.

Segundo Isabel Drumond Braga, existe bastante bibliografia estrangeira: “E muito interessante, tendo-se até estabelecido um campo de investigação denominado animal studies. Em Portugal, há poucas obras sobre animais na ótica da História.” Paulo Drumond Braga acres- centa que foi fundamental usar “a bibliografia anglo-saxónica, francesa, italiana e espanhola, mesmo que existam alguns títulos nacionais.”

Como referem os autores, “há uma omnipresença dos animais em contextos cronologicamente amplos, mesmo que pareça ter havido alguma invisibilidade dos animais enquanto objeto de estudo”. Esta História tem início na época medieval e vai até 1884, ano em que é inaugurado o Jardim Zoológico de Lisboa. Não sendo um tema inédito, pois segundo o historiador “o texto verdadeiramente inovador de A. H. de Oliveira Marques sobre a história dos gatos já tenha sido apresentado publicamente num congresso em 1993”, Paulo Drumond Braga considera que a “historiografia tende atualmente a alargar os campos de estudo, procurando temáticas que anos antes eram impensáveis”. Ou seja, nega que haja alguma relação com exigências de mercado editorial como lhe fora questionado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s